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Três maneiras de otimizar os resultados de assessoria de imprensa
10/03/2017

Contar com um profissional ou uma equipe qualificada para divulgar as informações da sua empresa é só o primeiro passo quando o assunto é assessoria de imprensa. Mais do que enviar textos para os veículos de comunicação, o trabalho precisa acontecer de forma integrada e nem tudo depende exclusivamente da atuação da sua assessoria.

Existem algumas maneiras de melhorar os resultados quando o assunto é comunicação corporativa. Conhecer os veículos e os locais certos onde a empresa precisa aparecer, saber em quais veículos o cliente ou público-alvo procura a informação, avaliar o que é ou não interessante de se comunicar. Tudo isso envolve muita pesquisa e dedicação da equipe que a sua companhia contratou, mas em contrapartida você deve oferecer subsídios para que esse trabalho seja otimizado.

Confira três deles:

1 – Dê a sua opinião: algo que está em alta na relação empresa X imprensa são os artigos assinados. Com parcimônia e bom senso, é fundamental que os gestores e as empresas se posicionem sobre determinados assuntos. Pode ser as novidades do setor em que atua, questões ligadas a recursos humanos ou mesmo algo da atualidade (uma nova lei, a situação cambial).

Basta olhar em volta e perceber que muitas questões podem render bons artigos – e consequentemente, importantes espaços na imprensa. A maioria dos jornais e sites conta com um espaço especial para esse tipo de material. Está sem tempo de escrever? Acha que não vai conseguir colocar suas palavras de forma interessante no papel? Conte com a assessoria de imprensa para redigir a sua opinião.

2 – Mais de uma fonte: nem sempre uma entrevista pode ser adiada ou mesmo remarcada. Por isso é extremamente importante que uma empresa conte com mais de uma fonte para representá-la. Ao contratar os serviços de uma assessoria de imprensa, defina junto com ela quem poderá falar a respeito de que e quais são as fontes primárias e aqueles profissionais que poderão assumir uma conversa com a imprensa na ausência do alto escalão. O que não dá é pra deixar a assessoria e o veículo de mídia na mão por incompatibilidade de agenda. Uma oportunidade perdida ou desperdiçada é uma porta fechada para a exposição do seu negócio.

3 – Material multimídia: sites, jornais, revistas e até rádios e TVs priorizam cada vez mais cases e entrevistados que ofereçam um bom conteúdo e recursos de qualidade que vão engrandecer a pauta. Por isso, além das dicas anteriores, é importante que a empresa invista em material multimídia. Fotos de alta qualidade – pensadas para materiais de imprensa – de gestores, produtos, da estrutura da empresa – podem ser decisivas no momento em que o veículo define o espaço da pauta com você. Uma boa foto pode transformar um texto de três parágrafos em uma matéria de uma página.

Além disso, recursos visuais prendem a atenção de quem lê ou assiste a uma matéria e garantem ainda mais destaque para a sua empresa. Vídeocases, vídeo institucional ou de lançamento de determinado produto ou evento também são importantes ferramentas de otimização do trabalho da assessoria.

 

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