Melz Assessoria de imprensa

[14/09/2012] Representantes do SCMC conhecem de perto a cidade mais sustentável dos Estados Unidos
14/09/2012

Sustentabilidade não pode mais ser um diferencial, deve ser obrigação. Foi com esse pensamento que os empresários do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC) retornaram da imersão realizada em Portland em agosto. O programa, desenvolvido exclusivamente para o grupo, teve como intuito conhecer negócios e práticas ligadas à sustentabilidade no município dos Estados Unidos que é reconhecido mundialmente pelo seu planejamento ecológico.

Ao todo, 11 participantes mergulharam no roteiro criado pela Sustainable Hub, empresa que iniciou em novembro de 2011 um trabalho com foco em sustentabilidade para o SCMC, e pela Portland State University (PSU) – The Portland Academy, focado nas necessidades e características do setor em Santa Catarina. Além de representantes do Senai, da Fiesc e da Abit, estiveram presentes na viagem executivos da Altenburg, Audaces, Dudalina, Hering, Karsten, Oceano e Tecnoblu. De acordo com Alex Azevedo, diretor executivo do SCMC que também acompanhou o grupo, a possibilidade de conhecer de perto um método de trabalho e de vida que pensa mais no coletivo do que no indivíduo, permitiu uma reflexão de como cada um dos empresários enxerga o próprio negócio. “O ponto alto da viagem foi ter a chance de poder trazer algumas dessas referências para Santa Catarina e, com isso, iniciar algumas mudanças necessárias na forma de pensar e agir de cada um”, explica.

As matrizes da Nike e da Columbia Sportwear foram alguns dos locais visitados. Em todas as empresas, o grupo foi recebido pelos CEOs respectivos e tiveram acesso às estratégias de negócios e sustentabilidade de cada uma. Para Alex, o mais impressionante foi o alinhamento de pensamento. “Não há divergência nas ideias. Todos falam e agem em comum acordo e isso foi umas das coisas mais incríveis que observamos e que nos trouxe inspiração para modificar”, comenta.

A expectativa agora está na parceria com algumas entidades de Portland. De acordo com Alex, a ideia é que novos projetos sejam planejados e que haja um intercâmbio de estudantes dos dois países. “O que queremos agora é manter essa troca de ideias, que consideramos de extrema importância para o nosso crescimento e aperfeiçoamento”, destaca.

Sobre Portland
Na metrópole onde moram cerca de dois milhões de pessoas, 20 minutos é o tempo máximo que um morador leva para se deslocar diariamente de casa ao trabalho. O município possui mais de 50 edifícios que cumprem os padrões de sustentabilidade do Conselho de Construção Ecológica dos Estados Unidos. No Brasil, ao todo, existem apenas 100 prédios desse tipo. No mundo são dois mil. A presença de mais de mil empresas de tecnologia fez com que a região ficasse conhecida como Floresta de Silício, em referência ao Vale do Silício, na Califórnia.

Sobre o SCMC
Crescimento, aprendizado e inovação são pontos fortes do projeto que reúne instituições de ensino, alunos e empresas na criação e desenvolvimento de um projeto experimental que demonstra o talento dos futuros profissionais, assim como o potencial da indústria e seu desejo de inovação.

O SCMC desenvolve ações de capacitação como palestras, workshops, visitas técnicas, atividades diretas de criação dentro das empresas, grupos de estudos e laboratórios de criação, na intenção de auxiliar na construção do conhecimento e de uma forte identidade da moda catarinense. Para isso, tudo é baseado no trabalho colaborativo que solidifica o setor industrial do Estado nos âmbitos nacional e internacional.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação