Melz Assessoria de imprensa

[02/04/2012] Alegria do Choro grava DVD no próximo dia 19
02/04/2012

Se engana quem pensa que o Vale do Itajaí não produz ritmos brasileiros de qualidade. E um dos grupos mais tradicionais de chorinho da região sobe ao palco do Teatro Carlos Gomes no próximo dia 19 para provar que, por aqui, o chorinho conquista cada dia mais o seu espaço. O Alegria do Choro grava seu primeiro DVD fazendo uma viagem pelo universo do ritmo que passa pelos pioneiros, pelos destaques regionais e por músicos locais que fazem a história do choro no Vale do Itajaí.

Tony de Hollanda, um dos integrantes do grupo, diz que a intenção é deixar registrados os oito anos de história do grupo. “Temos orgulho em disseminar este ritmo tão brasileiro e tão importante para a história da música popular pela região. Já fizemos apresentações até em terminais de ônibus para que as pessoas possam reconhecer o choro não como uma música erudita, mas como uma música popular, que é o que ele é”, afirma.

Como não poderia deixar de ser, a primeira parte do repertório destaca Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Eresto Nazareth e Jacob do Bandolin. Mas a intenção também é mostrar que o choro não parou no tempo. Fazem parte do repertório Maurício Carrilho e composições inéditas de Pochyua Andrade e Tony de Hollanda.

Outro compositor que será homenageado é Aldo Krieger, que foi elogiado por Pixinguinha. Segundo a biografia do brusquense, Altamiro Carrilho (tio de Maurício, que vai participar do show) tocava uma das pessoas de Aldo na Odeon, gravadora no Rio de Janeiro onde Pixinguinha trabalhava como arranjador. Ao ouvir, o mestre do choro disse “este é dos bons, este é dos nossos!” e perguntou de quem era a composição. Altamiro respondeu que era de um “alemãozinho de Santa Catarina”.

Sheila Krueger (apresentação e vocal), Joel Matias (acordeom), Khadinho (cavaquinho) e Maestro João Carlos Cúnico (trompete) são as participações especiais desta gravação.