[02/08/2012] Mudanças na retirada do visto americano: bom pra todos?

Desde o dia 30 de abril, os brasileiros que solicitaram o visto norte-americano perceberam algumas mudanças no processo de retirada do documento. A partir de então, os turistas não precisam mais pagar as taxas de agendamento de entrevista e dos correios. A única taxa cobrada agora é a Taxa Consular, que passou de US$ 140,00 para US$ 160,00. “Apesar das mudanças visarem diminuir as filas para a entrevista, o processo dificulta a vida dos turistas de Santa Catarina, por exemplo, que não possuem consulado ou Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto (CASV) em seu estado e precisam se deslocar para outra região”, conta Sueli Buhatem, diretora da Primundo Viagens e Eventos.

Antes da mudança, quem retirava o visto pela primeira vez, fazia a entrevista e a entrega da documentação em um único dia. Agora, o requerente deve agendar a entrevista pelo site e dedicar dois dias para o processo – um para a entrega do questionário, retirada de digitais e fotos no CASV e outro para a entrevista com o vice-cônsul. “O turista que precisa se deslocar pra outro estado acaba tendo que pernoitar ali, aumentando o gasto de tempo e dinheiro”, conta Sueli.

Atualmente, a entrevista pode ser feita nos consulados em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e São Paulo (SP). Outros dois consulados estão em fase de implantação, em Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte(MG), mas ainda não realizam o processo. Para entrega da documentação, o requerente tem CASV disponíveis em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.

Planejar com antecedência é fundamental
Para Sueli, os cuidados com a documentação devem começar junto com o planejamento da viagem. “Quanto mais cedo você resolver todos os detalhes referentes a vistos e passaportes, mais tranquilidade terá quando a data da viagem se aproximar. O ideal é se preparar com pelo menos seis meses de antecedência. Com os documentos em dia, as outras questões da viagem ficam bem mais fáceis de resolver”, conta.

Segundo a agente, os principais destinos nos Estados Unidos procurados pelos brasileiros são os famosos pontos turísticos como os parques da Disney, a badalada Las Vegas, Nova Iorque e Califórnia. “Com a nova situação econômica americana, o turismo de compras se fortaleceu. Em novembro, quando acontece a Black Friday – ação de vendas com grandes descontos em Nova Iorque – muitos turistas aproveitam para garantir os presentes de Natal”, completa.

Posts created 2245

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top