Melz Assessoria de imprensa

[02/08/2012] Mudanças na retirada do visto americano: bom pra todos?
02/08/2012

Desde o dia 30 de abril, os brasileiros que solicitaram o visto norte-americano perceberam algumas mudanças no processo de retirada do documento. A partir de então, os turistas não precisam mais pagar as taxas de agendamento de entrevista e dos correios. A única taxa cobrada agora é a Taxa Consular, que passou de US$ 140,00 para US$ 160,00. “Apesar das mudanças visarem diminuir as filas para a entrevista, o processo dificulta a vida dos turistas de Santa Catarina, por exemplo, que não possuem consulado ou Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto (CASV) em seu estado e precisam se deslocar para outra região”, conta Sueli Buhatem, diretora da Primundo Viagens e Eventos.

Antes da mudança, quem retirava o visto pela primeira vez, fazia a entrevista e a entrega da documentação em um único dia. Agora, o requerente deve agendar a entrevista pelo site e dedicar dois dias para o processo – um para a entrega do questionário, retirada de digitais e fotos no CASV e outro para a entrevista com o vice-cônsul. “O turista que precisa se deslocar pra outro estado acaba tendo que pernoitar ali, aumentando o gasto de tempo e dinheiro”, conta Sueli.

Atualmente, a entrevista pode ser feita nos consulados em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e São Paulo (SP). Outros dois consulados estão em fase de implantação, em Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte(MG), mas ainda não realizam o processo. Para entrega da documentação, o requerente tem CASV disponíveis em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.

Planejar com antecedência é fundamental
Para Sueli, os cuidados com a documentação devem começar junto com o planejamento da viagem. “Quanto mais cedo você resolver todos os detalhes referentes a vistos e passaportes, mais tranquilidade terá quando a data da viagem se aproximar. O ideal é se preparar com pelo menos seis meses de antecedência. Com os documentos em dia, as outras questões da viagem ficam bem mais fáceis de resolver”, conta.

Segundo a agente, os principais destinos nos Estados Unidos procurados pelos brasileiros são os famosos pontos turísticos como os parques da Disney, a badalada Las Vegas, Nova Iorque e Califórnia. “Com a nova situação econômica americana, o turismo de compras se fortaleceu. Em novembro, quando acontece a Black Friday – ação de vendas com grandes descontos em Nova Iorque – muitos turistas aproveitam para garantir os presentes de Natal”, completa.