
Viajar é uma grande paixão de todos os integrantes do grupo PHD-BR (Proprietários de Harley-Davidson Brasil). Com as duas rodas de suas motocicletas, eles viajam por lugares impressionantes de todo o mundo e vivenciam histórias inesquecíveis. Os relatos de algumas destas histórias são publicados há quatro anos na série de livros Quem somos e a que viemos, que ganha uma nova edição a cada Encontro de Harleyros de Blumenau. Neste período, foram mais de 500 autores contando suas histórias através das obras.
O encontro desta história com o iPad é simples. Edgar Treis Azevedo, mais conhecido por PHD Chico, um dos fundadores do PHD-BR, comenta que a relação entre os motociclistas e o iPad é uma forma de aliar conforto e necessidade. “Cada vez que viajamos, precisamos de uma série de coisas: mapas, formas de contato com a família e informações sobre as condições do tempo, por exemplo. Desde que descobrimos o iPad – que possibilita tudo isso com a praticidade de ser um só equipamento funcional e de fácil transporte – aderimos a ele”, explica Chico.
E foi através dessa grande adesão ao iPad por parte dos motociclistas que surgiu a idéia de disponibilizar as obras com os relatos das viagens na plataforma Apple. A responsável pela migração foi a HonorSoft, empresa de Blumenau especializada em Apps para equipamentos da Apple. Já estão disponíveis as quatro primeiras edições. A de 2007 é gratuita e pode ser baixada diretamente na AppStore. Os livros de 2008, 2009 e 2010 são baixados por US$ 12,99.
A empresa de Blumenau está fechando parcerias com diversas editoras e vai oferecer em breve outros títulos através da AppStore. Alguns, inclusive, bilíngües. “Muitas empresas já nos procuraram para disponibilizar conteúdo móvel o que prova que este é um mercado que está em franca expansão e queremos nos tornar referência no Brasil”, finaliza Rodrigo Camargo, diretor da HonorSoft.
Edição de 2011 terá novidades
A edição de 2011 do Quem somos e a que viemos terá uma grande novidade: além de ser lançada impressa e no iPad, terá conteúdos exclusivos para quem adquirir o material eletrônico. PHD Chico explica que este material está sendo produzido em paralelo a redação do livro. “Teremos vídeos, áudios e apresentações com fotos das viagens. Será um projeto inédito”, diz. O lançamento está previsto para 19 de agosto deste ano.
Camargo explica que, a partir da edição deste ano, será possível explorar mais e melhor as possibilidades que a tecnologia Apple dá aos leitores. “Seguimos criando varias ferramentas de editoração além de uma loja para centralizar o conteúdo. Será um grande desafio e um material completamente diferenciado. Estamos apostando muito neste novo formato de literatura, com mais interatividade”.
Sobre a HonorSoft
Fundada há dois anos em Blumenau (SC), a HonorSoft é focada em tecnologia móvel. A empresa se especializou na plataforma Mac OS e já tem parceiros que são referências catarinenses, como o Guia Fácil, Gen3D e a Hi Soluções. A empresa conta também com uma equipe de desenvolvimento de jogos especiais para estes equipamentos.
Já são mais de 120 mil downloads de aplicativos da empresa pela AppStore só em 2011.