Melz Assessoria de imprensa

[03/08/2011] Painel Mudanças Climáticas é sucesso em Chapecó
03/08/2011

Aconteceu na noite do dia 1º de agosto, em Chapecó, a segunda edição do Painel Mudanças Climáticas realizado pelo SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina. O evento foi sucesso de público e de conteúdo, com mais de 250 presentes. O evento teve o patrocínio da Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e o apoio do Sindicato dos Corretores de Seguros em Santa Catarina (Sincor-SC).

No pronunciamento de abertura, foi relatado que o SindsegSC e suas associadas estão engajados na construção do desenvolvimento sustentável e não apenas como uma ação pontual, mas como parte de convicta participação cidadã. No mercado de seguros trabalhamos essencialmente com pessoas. E é a elas que oferecemos tranqüilidade para sonhar, ousar e realizar, com a certeza de que os riscos de viver e trabalhar têm a proteção da instituição do seguro.

O palestrante da noite foi o professor e doutor em Engenharia Civil, Juarês José Aumond. Ele já viajou a diversos continentes registrando alguns dos efeitos que as mudanças climáticas já causaram e mostrou aos participantes algumas destas imagens. Segundo Juarês, “o aquecimento global é uma bomba-relógio”.

Segundo o palestrante, as mudanças climáticas são processos naturais. “O grande problema é o efeito humano, que acelera o processo de forma insustentável”, explicou Juarês. Ele continuou afirmando que o homem é o principal causador e acelerador do efeito estufa. Muito mais do que a natureza, somos nós”, completou.

Outra perspectiva é que a temperatura mundial suba uma média de 4 graus nos próximos anos se nenhuma atitude brusca for tomada. “Isso significa um colapso mundial se considerarmos os fatores frio, fome e água”, constatou Aumond.

“Os desastres naturais estão se aproximando das guerras mundiais em números de vítimas e prejuízos. A única saída é uma cidadania socioambiental e ações efetivas de cuidados com a natureza”, finalizou Aumond.

Depois da apresentação, aconteceu um debate mediado por Luiz Antonio Sega, responsável pela área institucional, comunicação e relações com o mercado do Grupo de Trabalho de Chapecó do SindsegSC.

O Painel Mudanças Climáticas em Chapecó contou com a presença do mercado de seguros, consumidores, autoridades e entidades de diversos segmentos.

Mais de 200 participantes ouviram a apresentação de Juarês José Aumond

Luiz Antonio Sega e o palestrante, durante o debate ao final do evento