[04/11/2013] Projeto de Aquisição de Instrumentos Musicais é aprovado no Ministério da Cultura

A Escola de Música do Teatro Carlos Gomes aprovou junto ao Ministério da Cultura o Projeto de Aquisição de Instrumentos Musicais. O documento contempla a aquisição de itens para os núcleos de música erudita, popular e musicalização, além de recursos para materiais permanentes de informática, serviços de manutenção e revitalização das salas da escola e apresentações musicais a partir dos instrumentos adquiridos.

Aprovado no Sistema Federal de Incentivo Fiscal (Lei Rouanet) no valor de R$ 732.770,00, o projeto conta com o patrocínio da Cia. Hering, através do aporte de R$ 147.000,00 dando início ao projeto que tem a previsão de ser executado durante os próximos 36 meses.

“Com o constante crescimento da escola, seja em números de alunos e diversidade de cursos, este projeto objetiva atender de forma plena o ensino da música, que é realizado no Teatro Carlos Gomes desde 1949”, aponta o presidente da entidade, Ricardo Stodieck. Ele destaca também o apoio da Cia. Hering. “Contamos novamente com a sensibilidade da empresa, que é parte importante da história do Teatro pela proximidade que sempre teve conosco”.

Carlos Tavares D’Amaral, diretor administrativo da Cia. Hering, comenta que já faz parte do DNA da companhia apoiar iniciativas do Teatro Carlos Gomes. “A cultura é um dos nossos drivers. E a renovação e restauro destes instrumentos são fundamentais para que a Escola de Música siga com o trabalho de qualidade que já é realizado há tantos anos”, comenta. “Investir na cultura é investir no futuro”, destaca.

A Escola de Música é dirigida desde 2012 por uma gestão colegiada formada por colaboradores do Teatro Carlos Gomes e Escola de Música, onde se adota a prática do diálogo na tomada das decisões. Desta forma, a definição de quais instrumentos deveriam ser adquiridos foi partilhada com os professores, que opinaram desde o momento da escrita do projeto até a definição das especificações técnicas mais apropriadas ao pleno ensino musical.

Além dos novos equipamentos, a revitalização e restauro de pianos que integram os instrumentos da casa também fazem parte do Projeto. O intuito é renovar os equipamentos, mas também manter restaurados os pianos que são a base de ensino no Teatro há algumas décadas.

Ao final do projeto estão planejadas apresentações musicais para compartilhar com público os bens adquiridos.

Imagem: Divulgação/TCG
Imagem: Divulgação/TCG