Melz Assessoria de imprensa

Apresentações culturais e feira de artesanato reúnem dezenas de visitantes no primeiro fim de semana do Adventszeit
04/12/2013

Mesmo com uma garoa fraca, a Praça Jorge Lacerda, no centro de Pomerode (SC), reuniu dezenas de visitantes que foram prestigiar o primeiro fim de semana do Adventszeit, o Natal do Advento. Focado nas tradições germânicas, a programação reúne uma feira de artesanato, presépio, iluminação natalina, um calendário do advento com 3m de altura e diversas atrações culturais.

No sábado (30), a Sociedade do Pelznickel, de Guabiruba (SC) movimentou a praça. A figura do ajudante de Papai Noel que vem cobrar o bom comportamento atraiu a atenção de crianças e adultos. E os olhares assustados se misturavam a curiosidade.

“Eu não fiquei com medo. Achei bem bonito e sei que tenho que obedecer pra eles não me pegarem”, conta Naiany da Fonseca, de três anos. Além de abraçar os Pelznickels, ela ainda assistiu a apresentação e correu junto com os personagens. Já Matheus Klann, de sete anos, confessa que ficou com medo e fez uma promessa: “vou deixar de comer tantos doces e obedecer a minha mãe”, garantiu.

Na feira de artesanato, os doces de Natal se misturaram as peças de decoração, como panos de prato, tapetes, ímãs de geladeira e sabonetes decorados. “Nossa intenção é promover um evento para a comunidade, baseado nas tradições que continuam vivas aqui e que encantam quem vem conhecer Pomerode. Há muito o que se mostrar e preservar e o Adventszeit busca justamente isso, resgatar os sonhos, as fantasias”, afirma a secretária de turismo e cultura , Rejane Koch Goede.

No domingo foi a vez do Teatro Municipal de Pomerode receber a atração cultural. Cerca de 240 coralistas, distribuídos em 14 corais se apresentaram. Além disso, a primeira vela da Coroa do Advento foi acesa e a primeira gaveta do Adventskalender (Calendário do Advento) foi aberta, ambas na praça Jorge Lacerda.

O Adventszeit acontece nos quatro fins de semana que antecedem o Natal. Nos sábados as atrações se concentram, na Praça Jorge Lacerda, no centro de Pomerode, das 16h às 21h. Já no domingo é o Teatro Municipal da cidade que vira palco das atrações, a partir das 20h. Toda a programação é gratuita.

Apresentação Pelznickel. Imagem: Sabrina Hoffmann

Apresentação Pelznickel. Imagem: Sabrina Hoffmann

Feira de Artesanato. Imagem: Sabrina Hoffmann

Feira de Artesanato. Imagem: Sabrina Hoffmann