Melz Assessoria de imprensa

[08/03/2012] Eletro-aço Altona comemora 88 anos
08/03/2012

Hoje, dia 8 de março, a tradicional empresa blumenauense Electro Aço Altona SA comemora seus oitenta e oito anos de história. Uma empresa que nasceu em Blumenau e ganhou o mundo durante estes anos.

 

A trajetória começou quando o engenheiro alemão Paul Werner chegou à cidade e conheceu Ersnt Auerbach, ferreiro que morava no bairro Altona, atual Itoupava Seca. No dia 8 de março de 1924, fundaram a Auerbach & Werner que no primeiro momento fazia consertos de motores e equipamentos elétricos e logo depois partiu para a fabricação de utensílios domésticos. Em 1934, deu-se início a fundição de aço. Abandonando a simplicidade do barracão de madeira e os processos artesanais, a empresa passou a denominar-se Electro Aço Altona SA, sob o signo do pioneirismo: a primeira fundição de aço em Santa Catarina e a segunda do Brasil. Na década de 70 foi iniciada a exportação para Estados Unidos e Alemanha, nos setores de transporte, químico/petroquímico, naval e off shore. Desde então, além de se consolidar nestes setores, a Altona passou a atender segmentos como mineração, geração de energia (hidroelétrica, termoelétrica e nuclear), siderurgia e dragagem.

Uma das mais importantes empresas do país na sua área de atuação, a Altona continua crescendo e se destacando pela excelência em processos e produtos. Tanto que em 1994, é uma das primeiras fundições de aço a conquistar a certificação ISO 9001. Logo depois, em 2000, foi considerada uma das melhores empresas para se trabalhar pelo anuário da revista Exame. Já em 2008, a Altona é a primeira fundição de aço do mundo a receber o certificado SA 8000, que a classifica como empresa socialmente responsável, e recebe a re-classificação da ISO 9001:2008. Dois anos antes, também recebeu a ISO/TS 16949.

A companhia segue inovando para se tornar uma empresa de patamares internacionais, tanto em tecnologia quanto em capacitação para o fornecimento de produtos de alto valor agregado e já responde por uma significativa fatia do mercado mundial de fundidos.