Melz Assessoria de imprensa

[11/10/2012] Santa Catarina Moda Contemporânea entra na reta final do ano 07
11/10/2012

Depois de oito meses de muito trabalho e dedicação, o Santa Catarina Moda Contemporânea começa a entrar na reta final do ano 07. A data e o local para o evento que marcará a concretização dos projetos desenvolvidos pelo programa Inteligência Compartilhada já foram definidos. Será nos dias 23 e 24 de novembro no P12 Parador Internacional, localizado na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis e terá o nome de Ilha: uma imersão criativa na identidade resort de Santa Catarina. No primeiro dia o evento será fechado para convidados. Já no segundo, a entrada será aberta ao público.

De acordo com os diretores criativos do projeto, Jackson Araujo e Luca Predabon, a escolha do local e do nome tem tudo a ver com a proposta dessa sétima edição do SCMC. Segundo Jackson, para esse ano a ideia é definir uma identidade de moda para Santa Catarina, com base no Resort Culture e nada melhor que um espaço que respire esses valores de conforto, sofisticação sem ostentação e entretenimento aliado à contemplação da natureza, para abrigar os projetos a serem apresentados em formato de instalação de moda, arte e design. “O nome Ilha foi definido por representar um local onde é possível a reflexão, o estar consigo mesmo”, revela.

Os 14 trabalhos desenvolvidos pelos times criativos, de acordo com Jackson, estão bastante evoluídos. “Todos já se encaminham para a última etapa, que é que é a construção de uma capsule collection com no mínimo cinco produtos focados em inovação para a apresentação no evento final”, explica. Ele destaca ainda que em 2012, o conceito adotado é o Glamping. “Essa tendência celebra o uso de um acampamento
glamouroso como linguagem de comunicação e experiência de marca, produto, serviço e comportamento”, afirma.

Paralelo ao evento final, o SCMC esse ano trará uma novidade. Um Fórum Internacional com a participação de nomes de destaque no cenário mundial. Os detalhes dessas palestras, como local e horário, ainda estão em fase de estudo, mas dois nomes já estão confirmados. Nancy Hales, representante da Portland State University, que falará sobre sustentabilidade e Rex Burkholder, da Metro Oregon, que ministrará a conversa sobre sustentabilidade e integração entre governo, comunidade e empresas. A vinda desses palestrantes é resultado da imersão realizada em Portland por participantes do SCMC, em agosto. O programa, desenvolvido exclusivamente para o grupo, teve como intuito conhecer negócios e práticas ligadas à sustentabilidade no município dos Estados Unidos que é reconhecido mundialmente pelo seu planejamento ecológico.

Sobre o SCMC
Crescimento, aprendizado e inovação são pontos fortes do projeto que reúne instituições de ensino, alunos e empresas na criação e desenvolvimento de um projeto experimental que demonstra o talento dos futuros profissionais, assim como o potencial da indústria e seu desejo de inovação.

O SCMC desenvolve ações de capacitação como palestras, workshops, visitas técnicas, atividades diretas de criação dentro das empresas, grupos de estudos e laboratórios de criação, na intenção de auxiliar na construção do conhecimento e de uma forte identidade da moda catarinense. Para isso, tudo é baseado no trabalho colaborativo que solidifica o setor industrial do Estado nos âmbitos nacional e internacional.