Melz Assessoria de imprensa

[11/12/2012] Conheça a programação cultural da 30ª Festa Pomerana
11/12/2012

Uma extensa programação musical e cultural faz parte das atrações da 30ª Festa Pomerana, que inicia no dia 11 de janeiro e encerra dia 21, nas comemorações de aniversário de Pomerode (SC). A programação completa de cada um dos 11 dias está no site oficial do evento (www.festapomerana.com.br).

A festa reforça as tradições germânicas garantindo uma seleção musical alemã em cerca de 90% das apresentações. Os desfiles diários (segunda a sexta, às 19h; sábados, às 18h e domingos, às 9h30min) são uma oportunidade para que os moradores, através de alegorias, levem às ruas pequenas representações visuais do cotidiano de suas comunidades, relembrando antigas e atuais tradições de Pomerode.

A gastronomia é outro fator de destaque na festa. Durante a semana e, principalmente, aos domingos, o Biergarten, os boxes de alimentação e os restaurantes dos pavilhões Principal e Cultural garantem inúmeras opções de pratos típicos, preparados à moda colonial, servidos no buffet ou à la carte.

No primeiro final de semana, durante a abertura na sexta-feira (dia 11), às 20h, os organizadores e a população celebram os 30 anos da Festa Pomerana, evento criado para animar os primeiros dias de janeiro, comemorar o aniversário da cidade e sua colonização.

Uma das atrações do sábado (12) é a realização de mais uma edição do Encontro Nacional de Grupos Folclóricos. Dançarinos de diversos estados brasileiros e de várias etnias se apresentam, a partir das 13h, no Pavilhão Cultural.

Na terça (15), e na quarta (16), o alemão Chris Wollf sobe ao palco do Pavilhão Cultural, a partir das 21h, com um repertório voltado à música popular alemã.

Para o segundo fim de semana, a festa terá o Encontro dos Clubes de Caça e Tiro de Pomerode, cidade que reúne 16 clubes, um dos maiores índices em relação ao número da população. A partir das 13h de sábado (19), os integrantes se encontrarão no Parque Municipal de Eventos.

Neste mesmo dia, às 17h, ocorre uma solenidade em homenagem ao aniversário da cidade e à comemoração dos 150 anos da imigração alemã na região. Uma comitiva governamental vinda de Torgelow, cidade da Alemanha que é co-irmã de Pomerode.

Domingo (20), às 20h, serão eleitas a Rainha e as Princesas da 31ª edição da Festa Pomerana.

Na segunda (21), Dia da Terceira Idade e Dia do Aniversário, o evento tem entrada gratuita. Acontece ainda a eleição da Rainha e das Princesas da Terceira Idade e, para encerrar a 30ª edição, um show de fogos está programado para às 21h.

Aspectos da cultura germânica como a dança típica são valorizados na Festa. Crédito: Martin Rumberger

Edição de 2012 lotou o Parque Municipal de eventos. Crédito: Martin Rumberger