Melz Assessoria de imprensa

[13/03/2012] Já foi qualidade, hoje é inovação
13/03/2012

O jeito meio tímido e a voz em tom baixo atraíram a atenção e os olhares concentrados das mais de 200 pessoas na última sexta-feira (9) na Sala Multiuso do Senai de Blumenau. A palestra com Kleber Puchaski, diretor da Feel the Future, marcou o primeiro evento do sétimo ano do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC). Entre outras coisas, ele falou sobre a necessidade que as empresas têm de inovar e questionou se todos estão preparados para o futuro e o novo modelo de pensamento dos novos consumidores.

Falar de design, para Puchaski, vai além de falar do layout de um produto. Para o profissional, o Design é uma maneira de ajudar as empresas a descobrirem o novo e a darem sentido à inovação. “O objetivo é imprimir uma marca no desenho de um produto e ela ser tão relevante que não é preciso especificá-la para vendê-lo”, explica. Para o diretor executivo do SCMC, Alex de Azevedo, esse conceito deve ser aplicado não apenas no design, mas em outras áreas, como na moda, por exemplo.

De maneira geral, a ideia é possibilitar novas experiências, valores e, principalmente, significados para os consumidores. Para isso, Puchaski explicou que é de fundamental importância que a organização inicie o processo de inovação com o foco no consumidor, obtendo as suas impressões sobre produtos, serviços e processos, decifrando as suas ambições em novas soluções. “Não há nada comparado a uma nova ideia”, finalizou.

Sobre Kleber Puchaski
É diretor da Feel the Future, uma consultoria de design e inovação, que atende clientes como Nokia (UK), Hyundai (Coréia), Itaú, HSBC, Intelbras e Electrolux. A empresa tem como base a ideia de pensar o futuro como forma de entender as aspirações e desejos dos consumidores. A instituição também é responsável pelo curso de inovação que terá seu primeiro módulo no dia 23 de março para associados ao SCMC.

Ele é também co-fundador do REACH – The Global Design Research Network, uma organização que atua em projetos de inovação com representantes em mais de 11 países. É ainda PhD em Vehicle Design pelo Royal College of Art (UK), Mestre em Branding and Design Strategy pela Brunel University (UK) e bacharel em Design pela PUC-PR.