[13/03/2013] Poder na ponta dos dedos

Depois que o Kinect trouxe uma nova forma de interação, inicialmente ao console Xbox 360, e depois aos PCs, está chegando ao mercado, a partir de maio deste ano, um novo controlador para computadores dentro do conceito NUI (Natural User Interaface). De acordo com o diretor da Morphy Agência Interativa, uma das empresas desenvolvedoras da tecnologia no Brasil, Maycon Souza, o aparelho promete revolucionar a forma de interação com seu PC ou Mac. Chamado de Leap Motion, ele contém sensores de movimentos para captura específica de dedos, reconhecendo duas mãos completas, ou outras ferramentas, como canetas e varinhas.

Maycon explica que, além da precisão impressionante, o tempo de resposta do dispositivo é bastante baixo, tornando a experiência muito fluída. “Não há como deixar de se imaginar controlando super computadores apenas com as mãos como nos filmes Minority Report e Iron Man 2, onde Tony Stark controla seu computador holográfico com as mãos”, relata.

A inscrição da Morphy no programa de desenvolvedores da tecnologia foi feita justamente pela sua inovação. Segundo Maycon, para trabalhar com essa novidade, estão utilizando o Leap no Unity 3D com C#, mas já é possível também trabalhar com SDKs oficiais para C, C++, Java, Python e Javascript. “Procurando um pouco pela comunidade de desenvolvedores da tecnologia dá para achar ports para outras linguagens como Action Script e Objective C”, enfatiza.

O Leap Motion chega ao mercado trazendo novas possibilidades para o desenvolvimento das mais diversas aplicações: controladores para músicos e DJs, aplicações para feiras, nova forma de interação no controle de jogos, projetos artísticos, entre outros.

Sobre a Morphy
É uma empresa que atua no mercado de soluções interativas para Internet e outras plataformas. Conta com uma equipe de profissionais com muitos anos de experiência em desenvolvimento de aplicativos, ferramentas e sistemas nas plataformas web e mobile. Já realizou trabalhos para clientes de grande porte como Banco do Brasil, Beto Carrero World, Dudalina, Hering, Portobello, WEG e muitas outras empresas de destaque em seus segmentos.

Crédito: Divulgação