Melz Assessoria de imprensa

[13/06/2012] Concerto de Inverno resgata obra de Heinz Geyer
13/06/2012

O Concerto de Inverno da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes deste ano terá uma noite especial em homenagem ao maestro e compositor Heinz Geyer. Dia 28 (quinta), às 19h45min, o Concerto Viver é Lutar reunirá, pela primeira vez nesta formação, os coros misto e masculino do Centro Cultural 25 de Julho e as orquestras Prelúdio e da Furb no resgate de algumas obras do maestro. A entrada é gratuita.

A ideia nasceu a partir do processo de catalogação do acervo musical pertencente a Heinz Geyer, iniciado em março de 2011, e que faz parte da Biblioteca da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Foi realizada uma triagem do material, priorizando as obras e os arranjos, possibilitando a idealização de um concerto em sua homenagem. Nove peças serão apresentadas com a participação de cerca de 100 pessoas.

Para o musicólogo Roberto Rossbach, coordenador da catalogação e do concerto, a apresentação tem como objetivo atingir um novo público. “O processo de resgate permite, entre outras coisas, a realização deste concerto para que as novas gerações conheçam o trabalho do maestro após trinta anos de sua ausência no cenário musical de Blumenau”, afirma. Os regentes José Carlos Oechsler e Luiz Lenzi também participam do concerto.

Sobre Heinz Geyer
Nascido na Alemanha, o maestro e compositor Heinz Geyer (1897 – 1982), discípulo de Richard Strauss, chegou a Blumenau (SC) no início da década de 20. Ele atuou na cidade durante mais de cinco décadas compondo grandes obras para coro e orquestra, óperas, canções para coro infantil, obras para balé e suítes baseadas em canções folclóricas. Homenageado pelo Teatro Carlos Gomes, o maestro empresta seu nome ao grande auditório.