[13/12/2011] Por que a limpeza das folhas é tão importante?

Além de regas constantes, nutrientes adequados, ventilação e sol, os jardins precisam de cuidados específicos para manter a saúde. Seja no campo ou nas grandes cidades, a poluição é a principal responsável pela degradação das plantas. Por isso, é essencial que as folhas de qualquer espécie sejam cuidadosamente higienizadas para retirar o acúmulo de pó e poeira. “Em áreas sem cobertura a chuva costuma garantir a limpeza, mas o ideal é utilizar um borrifador com água para eliminar toda a sujeira”, explica Ana Glória Nunes, engenheira florestal e gerente da Casa di Fiore.

Partículas de pó costumam bloquear a entrada do sol e dos componentes que as plantas precisam para sobreviver. Ana diz que folhas grandes devem ser limpas com uma esponja embebida de água fria e detergente biodegradável. “Já as pequenas e cheias – samambaias, árvores da felicidade e murta – podem ser pulverizadas generosamente com água doce. Folhas aveludadas – como as dos cactos, por exemplo – devem ser escovadas cuidadosamente com uma escova de cerdas macias”, explica.

O mito de que passar óleo de soja, amendoim ou oliva para dar brilho à superfície das plantas deve ser deixado de lado. Isso porque o óleo pode entupir os poros das folhas. É importante saber que, se bem tratadas, as plantas costumam apresentar brilho natural. “O ideal é que você mantenha o jardim livre de compostos químicos. A água ainda é a melhor opção para manter suas plantas saudáveis e vistosas”, finaliza Ana.