Melz Assessoria de imprensa

[14/01/2011] “Se antes havia alguma dúvida, agora é certo que os home theaters vieram pra ficar”
14/01/2011

Que a criatividade é uma marca registrada nos projetos de Thiago Mondini, a gente já sabia. Só não sabíamos que a ligação do arquiteto com a música e as artes foram fatores fundamentais para o desenvolvimento destas características. Nesta entrevista ele fala de como optou pela área, da metodologia dos projetos que realiza e do serviço da Prime Home.

Prime Home: Há quanto tempo você atua como arquiteto?
Thiago Mondini: Atuo como arquiteto há seis anos, os quatro últimos de forma autônoma, através do meu escritório em Blumenau. Desde muito cedo me interessei por atividades criativas, artísticas e construtivas. O processo para a formação como arquiteto acabou como uma opção natural quando decidi entre duas grandes paixões: música ou arquitetura. As duas áreas são formadas por conceitos e elementos muito similares, com uma diferença importante: enquanto a arquitetura trabalha o tangível e o visível, a música trabalha o intangível e invisível. Optei pela área que me traria maiores oportunidades de realização profissional, já que o trabalho do arquiteto é sempre muito diverso, raramente tem uma rotina previsível e exige invenção e reinvenção constante.

Prime Home: Se você pudesse escolher uma característica das suas obras, que fosse quase como uma marca registrada, qual seria?
Thiago Mondini: A busca constante por um desenho limpo e elegante, mas provocativo. Costumo dizer que o melhor projeto é aquele que, no final do processo criativo, parece óbvio – no sentido de ser exatamente o que precisava ser feito naquela situação – mas sempre de uma forma instigante e inesperada.

Prime Home: Quais são os diferenciais do seu trabalho?
Thiago Mondini: Antes de iniciar qualquer projeto, procuro entender o cliente: seus gostos, necessidades e desejos. Por este motivo, a produção do escritório não segue uma linha única. Seria como uma árvore: todos os conceitos em que acredito e a partir dos quais elaboro meu trabalho estão no tronco, mas eles se ramificam em diferentes direções de acordo com o cliente que está sendo atendido. É por isso que você vai encontrar no meu portfolio desde projetos com uma roupagem antiga até projetos arrojados e contemporâneos – todos estruturados com os mesmos conceitos mas com resultados completamente diferentes. Minha grande vantagem foi aprender a adaptar o meu pensamento às necessidades dos clientes, de forma a obter tanto a satisfação deles, quanto a minha. Este modo de trabalho exige bastante pesquisa e muito tempo dedicado à criação, mas garante ao cliente um produto especial, personalizado e único, fruto de “trabalho intelectual” que é, na verdade, o grande valor oculto no trabalho do arquiteto.

Prime Home: Vimos que no seu site tem um portfólio muito bacana. Em alguns projetos vimos que você optou pela instalação de home theaters. Você acha que esta é uma tendência?
Thiago Mondini: Mais que tendência, os home theaters já estão estabelecidos há alguns anos, como um dos ambientes mais desejados pelos clientes. Desde as instalações mais simples até as mais sofisticadas. Das soluções de salas isoladas até os grandes espaços integrados nas áreas sociais e de lazer. A evolução da tecnologia já nos permite, há muitos anos, levar o cinema para a casa – que era o objetivo inicial do espaço. A diferença é que uma solução que antes era para poucos, hoje já se tornou bastante acessível e economicamente viável para uma ampla gama de clientes. Agora, novas soluções, como a integração dos sistemas com iPhone e iPad, estão trazendo um novo impulso para estabelecer os home theaters como ambientes práticos e indispensáveis. Se antes havia alguma dúvida, agora é certo que eles vieram para ficar.

Prime Home: O som ambiente também está tendo maior procura?
Thiago Mondini: Soluções de som ambiente são ainda mais vantajosas para os clientes, quanto ao custo-benefício. O custo da infra-estrutura quando integrado ao projeto do arquiteto, é mínimo e os clientes já sabem disso. Na parte de acabamentos, o cliente vai poder escolher de acordo com suas possibilidades, com a vantagem de poder regular a sonorização de espaços residenciais e comerciais de uma forma sutil e agradável, garantindo diferentes efeitos de acordo com a necessidade de cada ocasião.

Prime Home: Como você avalia o trabalho da Prime?
Thiago Mondini: A Prime Home é sinônimo de excelência em atendimento e atenção aos detalhes. A abertura que a empresa me dá para discutir diferentes soluções até encontrar a mais viável para cada situação é fundamental para que o trabalho do arquiteto permaneça alinhado com as possibilidades e desejos de cada cliente.

Pingue pongue
• Uma tendência na arquitetura: Ter personalidade.
• Uma inspiração: As artes.
• Uma marca registrada: Simplicidade com impacto.
• Um hobby: A música, o piano.
• Um exemplo de vida: As pessoas imortalizadas pela inovação de seu pensamento.
• O que você espera de 2011: Desafios para a criatividade.