Melz Assessoria de imprensa

[15/02/2012] Parece que não, mas combina
15/02/2012

Quem gosta de beber cerveja costuma ter aversão a misturá-la com qualquer coisa doce. O normal é a boa e velha porção de batatas fritas, um petisco de churrasco ou apenas o consumo da bebida pura, mesmo. Mas existe um segredo que está sendo aos poucos divulgado e difundido pelos apreciadores de cerveja: chocolate pode harmonizar com a bebida, sim!

Claro que, como em qualquer harmonização, não vale sair misturando qualquer coisa. Cada tipo de chocolate possui uma combinação com os diferentes tipos de cerveja. Chocolate ao leite harmoniza melhor com cervejas no estilo Belgian Strong Dark Ale. Cervejas mais alcoólicas, com notas tostadas e complexas criam, junto com o chocolate, um sabor novo surpreendente.

Para o chocolate amargo, uma cerveja mais intensa nas notas tostadas. Dark Lagers, Dunkels e Schwartzbiers harmonizam bem, equilibrando os diferentes sabores. Porters e Stouts também podem ser utilizadas para acrescentar corpo ao paladar.

Com chocolate branco, as combinações são quase exóticas. As fruit beers, com sabores mais adocicados complementam a harmonização. Caso a pessoa prefira neutralizar um pouco o doce do chocolate branco, cervejas do tipo Sour Ale e Fruit Lambic são recomendadas por serem mais ácidas.

Muitas pessoas perguntam qual é a combinação infalível para quem quer experimentar pela primeira vez. Claro que no fim das contas é uma questão de gosto, mas Julio Machado, beer sommelier do Bier Vila, diz que a mais utilizada é o chocolate amargo com uma cerveja Stout.

Machado também dá a dica de como melhor degustar a combinação cerveja/chocolate. “Primeiro, um gole de cerveja. Sinta bem o aroma e seus sabores. Após engolir, mastigue um pedaço do chocolate e, quando ele estiver derretido na boca, acrescente mais um gole da cerveja. Irá fechar com chave de ouro”, finaliza.