Melz Assessoria de imprensa

[15/06/2012] Cervejaria Bier Vila passa a comercializar cerveja lambic
15/06/2012

A Bier Vila conta com mais uma novidade. A Vivre Pour Vivre é a primeira lambic da carta de cervejas da cervejaria. Trazida de Minas Gerais, o produto é da Falke Bier, que participou também do Festival da Cerveja. Outras características do rótulo são a produção sazonal e o título de uma bebida de alto status.

A parceria com a Falke Bier foi resultado da iniciativa de ampliar os estilos servidos na Bier Vila. “As cervejas lambic são raras aqui no Brasil e muitas pessoas nunca provaram uma. Agora é possível apreciar aqui mesmo em Blumenau, na capital da cerveja”, afirma Giovani Isensee, diretor comercial do Empório Vila Germânica.

A Vivre Pour Vivre, que custa R$ 297,00, é uma fruit bier de estilo sour ale, conhecida popularmente como lambic. “Assim como os espumantes não são chamados de champagnes porque este termo é específico para os produtos produzidos na França, optamos por não utilizar o termo lambic no rótulo em respeito à nomenclatura que é específica para as cervejas produzidas na Bélgica. No entanto, todas as características da Vivre Pour Vivre se assemelham as de uma lambic”, explica Marco Falcone, sócio da Falke Bier.

Ela passa por três fermentações, sendo uma delas com leveduras selvagens. Esta lambic entra na subcategoria fruit, pois leva adição de frutas, neste caso, jabuticabas. Por último, é uma sour por ser mais ácida. A Vivre Pour Vivre é uma cerveja suave, que lembra um espumante e deve ser servida em taças ou flautas.

Uma curiosidade é o nome da cerveja. Vivre Pour Vivre é o título do filme homônimo, dirigido por Claude Lelouch, de 1967. O filme foi estrelado por Yves Montand e Candice Bergen e a música é de Francis Lai. A Falke Bier recomenda a degustação da cerveja ao som de Theme de Vivre, da trilha sonora do filme.