Melz Assessoria de imprensa

[16/06/2011] Melhor época para as frutíferas
16/06/2011

Nesta época do ano, muitas pessoas encontram dificuldades para cuidar de suas plantas. Com a chegada do frio, cuidados específicos são necessários. Cobrimos esta preocupação nesta matéria. Mas há males que vêm para o bem. Esta época é também a melhor para o plantio de árvores frutíferas.

“A maioria das espécies são de laranjeiras”, comenta Ana Glória Nunes, gerente da Casa di Fiore. Dentre os tipos mais comuns encontrados, estão: laranja lima, laranja Bahia, laranja pêra, laranja Valência, tangerina cravo, tangerina pokan, tangerina murcortt, mexirica do rio, limão tahiti, limão galego e variedades de uvas e caquis.

Quanto ao cultivo, Ana diz que pode ser feito até mesmo em vasos. “Contanto que se tenha cuidado com a rega e adubação excessiva. As plantas cítricas são mais sensíveis à umidade demasiada e se não for controlada pode causar a podridão do tronco, resultando na morte da planta”, explica a gerente.

Logo após o plantio, devem ser colocados aproximadamente 20 litros de água na coroa da planta, ou seja, ao redor dela. A rega deve ser feita de uma a duas vezes por semana com aproximadamente 10 litros de água, lembrando que apenas se necessário. “O ideal é evitar excessos. Quanto à adubação, deve ocorrer 30 dias, durante o verão, ou 60 dias, durante o inverno, após o plantio”, diz Ana. No primeiro ano, pelo menos 500 gramas de fórmula 10-10-10 ou o equivalente são recomendados. Inicia-se com 50 gramas por planta, nas duas primeiras adubações, seguidas de quatro aplicações de 100 gramas durante o período de crescimento.  “Para quem gosta de frutas cítricas, é a melhor época para cultivá-las”, finaliza.

Durante o final de semana, dias 18 e 19, as mudas das espécies mencionadas estarão em promoção. A Casa di Fiore fica localizada na Via Expressa ao lado do viaduto do Bairro Fortaleza. O telefone é 3337-0332.