Melz Assessoria de imprensa

[17/03/2011] Quem quer ser onipotente?
17/03/2011

Você chega em casa e quer ligar a televisão para assistir o jornal. O problema é que há quatro controles na sua frente. Um serve para aumentar o volume, o outro para ligar a televisão. Sobra mais um para mudar o canal e se quiser ligar o ar-condicionado, vai ter que buscar o outro. Francisco Marengo, diretor técnico da Prime Home, fala sobre as possibilidades do Control 4, o software de automação mais usado no momento.

Parece uma imagem do futuro: você chega em casa, pega o seu iPhone do bolso e toca em um botão da tela. Automaticamente o ar-condicionado liga na temperatura certa, a televisão e o DVD entram em conjunto para tocar aquele show que você adora e as persianas se abaixam em conjunto com as luzes para dar aquele ar de cinema. Pode parecer algo vindo do futuro, mas não é. Com o Control 4, é possível utilizar a função chamada Custom buttons para deixar cenários pré-definidos, como o descrito acima. “É uma das funções mais procuradas na área de automação. A pessoa não quer se preocupar em ter que ligar vários aparelhos e configurá-los. A idéia de poder ter tudo pronto em apenas um toque, depois de um dia cansativo de trabalho, virou sonho de muita gente e que agora pode ser realizado”, fala Francisco.

Para funcionar, basta que o equipamento utilizado na automação possua conexão serial RS-232 ou infravermelho. “Outras possibilidades podem ser exploradas com equipamentos a parte como tomadas controladas, por exemplo. Você deixa sua cafeteira ligada na tomada e com o Control 4, você pode ligar ou desligar a tomada, tendo controle do aparelho”, explica o diretor técnico. Francisco diz que é possível automatizar praticamente qualquer coisa em sua casa através do software. “Utilizando equipamentos como estes, quase nada fica fora do alcance da automação. Nada impede você de ligar o ar-condicionado e baixar as cortinas do quarto para tirar uma soneca, enquanto você está na cozinha fazendo um café à distância”.

Para os fãs da Apple, as possibilidades estão em três aparelhos. Tendo um iPhone, iPad ou iPod, basta instalar e configurar o Control 4 e você elimina o uso de qualquer controle a mais. “A maioria dos nossos clientes acaba preferindo o uso de algum equipamento Apple por já possui um. Depois de terminar o projeto, configuramos o Control 4 e todo o controle da casa fica na mão dele”, finaliza Francisco.