Melz Assessoria de imprensa

[17/07/2012] SCMC leva empresários à Portland (EUA)
17/07/2012

Através da Sustainable Hub, empresa que iniciou em novembro de 2011 um trabalho com foco em sustentabilidade para o Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC), será realizado em agosto o programa Portland Textile Study Tour. O intuito é uma visita à cidade dos Estados Unidos que é segunda melhor referência em iniciativas sustentáveis do mundo – fica atrás apenas de Reykjavík, na Islândia. A ideia, segundo o diretor executivo do projeto, Alex Azevedo, é oferecer às empresas associadas uma intensa agenda de estudos e visitas a importantes centros e indústrias daquela região. A intenção é trazer para o Estado algumas referências de melhorias para as ações ambientais e para o desenvolvimento das organizações.

A viagem contará com programação personalizada desenvolvida com base no segmento de mercado das indústrias participantes. Módulos de aprendizagem irão abordar temas como inovação, desenvolvimento e design de novos materiais, integração pública e privada em iniciativas para cidades melhores, novas tecnologias e ainda as ligações entre desenvolvedores e investidores potenciais de Portland.

Além de toda essa programação, o ponto alto da viagem será a oportunidade de visitar a matriz da Nike e da Columbia, onde serão recebidos pelos respectivos CEOs. Segundo Alex, não será uma visita turística, mas o momento para conhecer ações estratégicas de duas empresas com fama mundial, o que possibilitará voltar ao Brasil com ideias arrojadas para pôr em prática aqui. Além disso, o prefeito do município também receberá a comitiva do SCMC.

Todos os participantes receberão certificado pela Portland State University (PSU)The Portland Academy.

Sobre Portland
Na metrópole onde moram cerca de dois milhões de pessoas, 20 minutos é o tempo máximo que um morador leva para se deslocar diariamente de casa ao trabalho. O município possui mais de 50 edifícios que cumprem os padrões de sustentabilidade do Conselho de Construção Ecológica dos Estados Unidos. No Brasil, ao todo, existem apenas 100 prédios desse tipo. No mundo são dois mil. A presença de mais de mil empresas de tecnologia fez com que a região ficasse conhecida como Floresta de Silício, em referência ao Vale do Silício, na Califórnia.

Sobre o SCMC
Crescimento, aprendizado e inovação são pontos fortes do projeto que reúne instituições de ensino, alunos e empresas na criação e desenvolvimento de um projeto experimental que demonstra o talento dos futuros profissionais, assim como o potencial da indústria e seu desejo de inovação.

O SCMC desenvolve ações de capacitação como palestras, workshops, visitas técnicas, atividades diretas de criação dentro das empresas, grupos de estudos e laboratórios de criação, na intenção de auxiliar na construção do conhecimento e de uma forte identidade da moda catarinense. Para isso, tudo é baseado no trabalho colaborativo que solidifica o setor industrial do Estado nos âmbitos nacional e internacional.