Melz Assessoria de imprensa

[17/09/2012] Avaliação Cinético Funcional para evitar problemas posturais no trabalho
17/09/2012

É quase impossível para quem passa o dia todo em frente ao computador ou na mesma posição durante o horário de trabalho, chegar ao fim do expediente sem dores no corpo. Essa é uma das queixas mais comuns dentro das empresas e pode resultar em sérios problemas de saúde, levando inclusive ao afastamento dos profissionais. Segundo a fisioterapeuta do trabalho e diretora da Long Life Fisioterapia, Claudia Wanderck, a Avaliação Cinético Funcional é o primeiro passo para que as instituições passem a oferecer programas de prevenção de problemas posturais relacionados ao trabalho.

“Nessa avaliação, o fisioterapeuta leva em consideração a postura dos trabalhadores, as retrações musculares que a atividade exige dele e as principais queixas dos profissionais. Essa é a forma mais indicada para que as empresas passem a adotar programas de fisioterapia e ginástica laboral, pois é a partir daí que se identifica as principais necessidades do ambiente de trabalho”, relata Claudia. Segundo ela, após a Avaliação Cinético Funcional, o fisioterapeuta pode transmitir de forma mais assertiva as orientações relacionadas à postura e alongamentos necessários para diminuir os desconfortos.

“A partir do resultado da avaliação, nossos clientes recebem folhetos explicativos de exercícios para alongamentos. Nos últimos anos a procura por esse trabalho aumentou. Podemos ver que cada vez mais as empresas investem no bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores. As companhias perceberam que investir no patrimônio humano é também um ótimo negócio”, completa.

Sobre a Long Life Fisioterapia
Criada em 1999, a Long Life Fisioterapia integra o Grupo Long Life, que também conta com academia. A fisioterapia hoje é o principal segmento do grupo, que desenvolve também atividades em reabilitação, hidroterapia, plataforma vibratória, psicologia, RPG, auriculoterapia e estética. Atualmente a Long Life Fisioterapia é referência quando se trata de saúde ocupacional. Atuando de forma eficiente no trabalho de ergonomia, ginástica laboral e conscientização dentro das indústrias, possui mais de 30 clientes atendidos regularmente, em diversas cidades catarinenses.