Melhor Stollen de Pomerode está presente no Adventszeit

Quem costuma visitar Pomerode (SC) sabe que a gastronomia típica germânica não pode faltar no roteiro. E como resistir a tantos doces e iguarias, ainda mais em época do Natal? Essa é uma das atrações presentes na programação do Adventszeit, o Natal de Advento da cidade. A feira de artesanato, que acontece todos os sábados e domingos, das 16h às 21h, na Praça Jorge Lacerda, reúne algumas dessas delícias.

Famoso na cidade, o Stollen, uma espécie de panetone alemão, não poderia faltar. A receita da doceira Mariza Glau, por exemplo, já faz sucesso há muito tempo. Em 2012, ela recebeu o certificado de Melhor Stollen de Pomerode, vindo direto da Alemanha. “A receita que eu uso foi criada há 700 anos na cidade alemã de Dresden. É um doce tipicamente alemão, que não possui essências, ao contrário do panetone brasileiro”, conta.

A receita combina diversos ingredientes, como o rum e as passas. Uma das características do doce é o seu formato. Diferente do panetone brasileiro, o Stollen é coberto por açúcar e lembra Jesus Cristo envolto em panos. Por isso é servido nas datas cristãs de Natal e Páscoa.

A feira de artesanato reúne ainda outros doces típicos da época, como as bolachas de Natal e diversos produtos artesanais, que vão desde velas especiais, objetos de decoração, panos de prato e aventais. Ao todo, 14 artesãos de Pomerode fazem parte da feira, que começou no dia 30 de novembro. O encerramento desta e das demais atrações do Natal de Pomerode acontecem no próximo domingo, 22.

Stollen. Imagem: Rejane Koch Goede
Stollen. Imagem: Rejane Koch Goede
Mariza Glau recebeu o certificado de Melhor Stollen de Pomerode. Imagem: Rejane Koch Goede
Mariza Glau recebeu o certificado de Melhor Stollen de Pomerode. Imagem: Rejane Koch Goede