
Fabiano Goldacker, da Lumina Sul, acompanhou todo o processo de pesquisa e implantação. Ele afirma que a aceitação foi muito boa. “Os participantes da pesquisa foram escolhidos por serem freqüentadores costumeiros do local. A contribuição deles foi muito rica e sincera. Isto, somado a receptividade da empresa e a confiança no novo modelo que estava sendo proposto, tornou a pesquisa muito válida e os seus resultados confiáveis e aceitos por todos os envolvidos”, explica o consultor.
“O mais importante é que o Madrugadão Lanches está decidido a tornar o ano de 2011 um ano dedicado às pessoas, ou seja, ao treinamento e formação da equipe”, destaca Fabiano. Alguns destes treinamentos foram apontados pelos clientes como fundamentais e por isso serão realizados.
A pesquisa
Os dados foram colhidos no dia 23 de novembro de 2010 pela equipe da Lumina Sul. Nas respostas colhidas percebeu-se que a maioria dos clientes entrevistados percebeu uma alteração no sabor do prato com o novo formato e ainda que a maior parte deles preferiu que a porção de batatas ou polentas fritas fosse servida separadamente.
Fabiano informa que, entre os comentários adicionados pelos clientes estiveram opiniões que não eram momentâneas, mas que a oportunidade os permitiu expressar. “Os clientes expuseram o que sentem em relação à empresa. Uma opinião formada a partir das inúmeras vezes em que estiveram por lá”, explica o consultor. “Nestes comentários estão os dados mais ricos da pesquisa”.
Metodologia: instrumento para ver a realidade
Fabiano acredita que a principal preocupação das pesquisas deve ser a montagem do instrumento de coletas de dados (um questionário, por exemplo) e com a interpretação dos dados. “Quando o foco da pesquisa é a execução, a empresa está buscando descobrir somente o que quer saber, o que for mais conveniente. Este tipo de postura pode levar a um resultado que não condiz com a realidade da maioria dos clientes”, explica ele.