Em 2013, a Fakini Malhas, de Pomerode (SC), deu passos importantes. Com cerca de 600 colaboradores diretos e outros 600 indiretos, a empresa chegou à capacidade produtiva de 1 milhão de peças ao mês através de investimentos em tecnologia para o parque fabril. Além de mais de cinco mil pontos de venda em todo país, a indústria comemorou também o primeiro ano da entrada para o varejo: inaugurou a primeira Fakini Store, localizada junto à fábrica.
“Todas essas conquistas são o reflexo de muito trabalho. Apesar de 2013 ter sido um ano de retração no mercado têxtil, instabilidade econômica e crises políticas, a Fakini conseguiu superar as adversidades e concluir o ano com uma expansão de 20%”, reforça o diretor comercial, Francis Fachini. Algumas novas linhas lançadas neste ano, como por exemplo a Fakini Premium, trazem produtos de maior valor agregado, tanto para o público infantil, como para o juvenil e adulto, foram responsáveis pelo considerável aumento do preço médio praticado pela empresa.
Esta elevação no valor é uma tendência da Fakini para os próximos anos que está alinhada ao aperfeiçoamento dos produtos comercializados e criação de novas linhas, como produção e comercialização de jeans. Tudo isso atrelado a um planejamento estratégico de médio prazo, elaborado pela diretoria e principais pilares da empresa.
A Fakini finaliza o ano com 19 licenciados de estúdios nacionais e internacionais de desenhos animados, além da gestão da marca Pepsi Clothing no Brasil, iniciada em 2013. “A licença da Pepsi se mostrou uma excelente oportunidade de nos aproximarmos do mercado adulto que busca mais valor agregado e tem ligação direta com o fast fashion”, ressalta Francis.
Dezenove anos de Fakini
No dia 18 de novembro, a Fakini comemora 19 anos. Para comemorar o aniversário, já a partir de novembro de 2013 pequenas ações serão realizadas com os colaboradores como forma de celebração aos 20 anos.
“Nenhum planejamento tem frutos se não pela dedicação de seus colaboradores. Por isso o foco nas pessoas e melhorias no ambiente de trabalho são algumas ações que a Fakini Malhas vem tomando para estreitar sua relação com os colaboradores”, finaliza Francis.
Sobre a Fakini
Especializada em produtos de malharia, a Fakini é uma empresa familiar com sede em Pomerode (SC). A empresa trabalha com as marcas próprias: Fakini Kids, Teen, Women, Men e Playground. Também com uma vasta gama de licenciadors, como Pepsi, Disney, The Simpsons, Pucca, Smurfs, Transformers, Batman, Ursinhos Carinhosos, ThunderCats, Tartarugas Ninja, Playstation e Bob Esponja.
O volume de produção da empresa é de 1 milhão de peças ao mês, vendidas em mais de 6 mil pontos de vendas em todos os estados brasileiros, gerando cerca de 600 empregos diretos. Em 2012 a empresa cresceu aproximadamente 30% e espera repetir o feito em 2013, principalmente com a gestão de marcas, como a Pepsi.
