Melz Assessoria de imprensa

Mostra Duna reúne 12 artistas catarinenses no SCMC Resort Culture Club
19/11/2013

A arte e a moda estão intimamente ligadas. É por isso que, além das instalações que expõe as capsule collections desenvolvidas pelos times criativos do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), o evento final do projeto terá também a terceira edição da Mostra Duna, que reúne 25 obras de 12 artistas contemporâneos catarinenses com suas diversas plataformas e olhares.

O SCMC Resort Culture Club acontece no dia 30 de novembro, no Stage Music Park, em Florianópolis. A entrada é gratuita e os convites podem ser impressos no site www.resortculture.com.br. O evento começa às 19h e o convite é válido até às 23h.

A curadoria da Mostra Duna ficou por conta de Tiago Franco e Fernando Weber. Além dele, vão expor Ana Batista, Felipe Caprestano, Fernando Weber, Flavia Tronca, Juliana Crispe, Maurício Magagnin, Nestor Jr., Pablo Paniagua, Ramón Rodrigues, Rodrigo Level e Scartank.

Mostra dos trabalhos desenvolvidos pelo SCMC
Depois de consolidar a pesquisa no resort culture (identidade catarinense desenvolvida no ano 7), o ano 8 fez uma cartografia de personagens-ícones desta cultura para mostrar o que significa viver num estado com esse estilo de vida. São 21 instalações.

Cada time trabalhou no desenvolvimento de uma coleção de 10 itens que expressem a essência do lifestyle do seu personagem. Entre os nomes pesquisados estão artistas, fotógrafos, empresários, chefs, músicos e outros profissionais que reforçam esta identidade.

Os diretores criativos do projeto desde 2010 são Jackson Araujo e Luca Predabon. Eles explicam que “estas pessoas sustentam a importância do resort culture para o posicionamento do estado como um lugar de inovação de produtos, processos industriais e comportamentos”, comentam. Eles reforçam que, em Santa Catarina, há características muito fortes como outdoor lifestyle, nightlife efervescente, representatividade nos esportes e da indústria náuticos, alta gastronomia e a presença de uma rede hoteleira referenciados internacionalmente.

“A intenção é mostrar que a identidade resort é relevante, sim, e tem personagens influentes, criativos e inovadores dentro de Santa Catarina. Além disso, amplificar o discurso do SCMC para além das empresas e escolas, tornando cada vez mais forte a resort culture como identidade de design, comportamento e moda”, afirmam os diretores criativos.

Sobre o SCMC
O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é um projeto que, através de programas de atualização, capacitação, interação e networking, busca fomentar o mercado de moda e design de Santa Catarina.

As empresas participantes são Altenburg, Audaces, Brix Jeans, Cia. Hering, Círculo, Dalila Têxtil, Daniela Tombini, Digra, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Hoepcke Bordados, Karsten, Kyly, Lancaster, Marisol, Modus.Org, Oceano, Printbag, Tecnoblu e Von der Völke.

Juntas, as 21 associadas faturaram em 2012 R$ 4,2 bilhões e empregam cerca de 25 mil pessoas.

As sedes das companhias estão divididas entre dez cidades: Blumenau, Caçador, Camboriú, Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville, Pomerode, Rio do Sul e São José.

SCMC - 131118 - Nestor Jr. (Reprodução)

Nestor Jr. | Imagem: Reprodução

SCMC - 131118 - Rodrigo Level (Reprodução)

Rodrigo Level | Imagem: Reprodução

Ana Batista | Imagem: Reprodução

Ana Batista | Imagem: Reprodução