Melz Assessoria de imprensa

[21/11/2012] Santa Catarina Moda Contemporânea chega ao fim de mais uma edição
21/11/2012

Será nos dias 23 e 24 de novembro o evento que marca a concretização dos projetos elaborados pelo programa Inteligência Compartilhada do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC). O local escolhido foi o P12 Parador Internacional, localizado na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis e terá o nome de Ilha: uma imersão criativa na identidade resort de Santa Catarina. No primeiro dia, o evento será fechado para convidados. Já no segundo, a entrada será aberta ao público.

De acordo com os diretores criativos do projeto, Jackson Araujo e Luca Predabon, a escolha do local e do nome tem tudo a ver com a proposta dessa sétima edição do SCMC. Segundo Jackson, para esse ano a ideia é definir uma identidade de moda para Santa Catarina com base no Resort Culture. E nada melhor que um espaço que respire esses valores de conforto, sofisticação sem ostentação e entretenimento aliado à contemplação da natureza para abrigar os projetos a serem apresentados em formato de instalação de moda, arte e design. “O nome Ilha foi definido por representar um local onde é possível a reflexão, o estar consigo mesmo”, revela.

Os 14 trabalhos desenvolvidos pelos Times Criativos, de acordo com Jackson, fazem referência ao comportamento e à cultura de Santa Catarina e estão completamente inseridos nos conceitos que desenham a experiência resort: conexão com a natureza, paisagens paradisíacas, multiculturalidade, sensualidade nativa, nightlife efervescente e alta gastronomia. Ele destaca ainda que, em 2012, o conceito adotado é o Glamping e tudo será apresentando como um grande acampamento de luxo, em que instalações e as capsule collections irão traduzir o conceito resort culture de maneira autoral e verdadeira.

Paralelo ao evento final, o SCMC esse ano traz uma novidade. Em conjunto com o Sistema Fiesc e com o apoio da Abit, o SCMC realiza no dia 23 de novembro, em Florianópolis (SC), o 1º Fórum Internacional de Inovação, Sustentabilidade e Design. Exclusivo para convidados, o evento tem início às 13h30min, no Auditório Egon Freitag. O fórum conta com a participação de nomes de destaque no cenário mundial, especialmente da cidade de Portland (EUA), conhecida por ser referência em sustentabilidade.

Sobre o SCMC
Crescimento, aprendizado e inovação são pontos fortes do projeto que reúne instituições de ensino, alunos e empresas na criação e desenvolvimento de um projeto experimental que demonstra o talento dos futuros profissionais, assim como o potencial da indústria e seu desejo de inovação.

O SCMC desenvolve ações de capacitação como palestras, workshops, visitas técnicas, atividades diretas de criação dentro das empresas, grupos de estudos e laboratórios de criação, na intenção de auxiliar na construção do conhecimento e de uma forte identidade da moda catarinense. Para isso, tudo é baseado no trabalho colaborativo que solidifica o setor industrial do Estado nos âmbitos nacional e internacional.

Abaixo as informações do ano 7
• 14 empresas: Altenburg, Audaces, Cia.Hering, Dalina Têxtil, Digra, Dudalina, Fakini, Grupo Kyly, Karsten, Lancaster, Marisol, Oceano, RVB Malhas e Tecnoblu
• Número de funcionários: 21.925
• Faturamento: R$ 3.31 bi
• 9 instituições de ensino: Senai Blumenau, Senai Criciúma, Senai Jaraguá do Sul, Senai Joinville, Senai Rio do Sul, Udesc, Uniasselvi, Uniasselvi Assevim e Univali
• Empregabilidade: 90% dos mais de 350 estudantes envolvidos nos sete anos de projeto estão empregados
• Investimento total no SCMC: aproximadamente R$ 5 milhões

Crédito: Susana Pabst/Divulgação