Acendimento das luzes abre programação do Natal de Pomerode

A tradição e cultura germânica de Pomerode (SC) também estarão presentes na programação especial de Natal da cidade, chamada de Adventszeit. O acendimento das luzes será a primeira ação comemorativa desta época do ano e acontece neste sábado (23), às 20h. Já as outras atividades que incluem a programação oficial, terão início no dia 30, na Praça Jorge Lacerda, no Centro da cidade.

O Natal de Pomerode tem como principal objetivo reunir a comunidade e resgatar as tradições natalinas trazidas pelos colonizadores. O Adventszeit, que significa Advento, corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal e que, para os cristãos, significa a preparação para a comemoração do nascimento de Jesus Cristo.

A partir no dia 30, sempre aos sábados e domingos, ocorre uma feira de artesanato com produtos específicos da data, apresentação de corais, chegada do Papai Noel e pirâmide de Natal. Outras duas tradições herdadas dos imigrantes alemães serão resgatadas: o Adventszeit Calendar e a Coroa de Natal.

O Adventskalender (Calendário do Advento) é uma espécie de contagem regressiva para o Natal, a partir do dia 1º de dezembro: a cada dia uma surpresa fica escondida para quem tanto espera pelo nascimento de Jesus. O calendário terá 3m de altura e a cada um dos 24 dias um grupo de crianças de escolas da região abrirá uma das gavetas.

Já a Coroa de Advento (Adventskranz) é uma espécie de girlanda decorada com flores e quatro velas. A cada domingo do advento, uma delas é acesa, simbolizando a chegada do Natal.

Toda a programação é gratuita e vai das 16h às 21h. Aos domingos, no Teatro Municipal de Pomerode, haverá apresentações de corais da região. O Adventszeit é uma realização da Secretaria de Turismo e Cultura e da Fundação Cultural de Pomerode.

Adventszeit - 131121 - Montagem (Divulgação - PMP) 7

Montagem do Adventszeit está sendo finalizada em Pomerode (SC) | Imagem: Divulgação/PMP

Facebook
LinkedIn
Instagram