Há muito tempo o Coaching passou de uma metodologia utilizada por poucas empresas para uma realidade constante em companhias de todos os portes. A SBA Associados, empresa catarinense que atua nas áreas de gestão de pessoas, processos, comercial e estratégica, não poderia estar de fora. Mas, como faz parte da trajetória da consultoria, a observação do mercado e das reais necessidades dos seus clientes levaram a SBA a criar uma metodologia diferenciada, focada na produção e na participação no dia-a-dia da empresa: o Coaching Ativo.
É sobre esta forma diferenciada de enxergar o Coaching o capítulo dedicado a experiência da SBA Associados no livro Ser + Coaching, lançado pela Editora Ser + esta semana. Ao todo são 47 autores de todo o país que escreveram sobre conceitos, aplicações e técnicas de Coaching. Para adquirir o seu exemplar, basta entrar em contato com a empresa pelo contato@sbaassociados.com.br.
Sidney Bohrer de Aguiar, diretor da empresa de Blumenau e autor do artigo, diz que é uma honra para a SBA Associados ter participado do projeto. “O Coaching Ativo é uma metodologia que desenvolvemos e da qual nos orgulhamos muito. Ficamos felizes em começar a disseminar essa nossa experiência por todo o país, ainda mais em uma oportunidade que reúne diversas outras experiências como a nossa”, explica o executivo.
Abaixo você confere o início do artigo de Sidney sobre o Coaching Ativo:
Há 10 anos, um cliente nos contatou para que realizássemos um processo de desenvolvimento com supervisores de um abatedouro de suínos. A SBA Associados passou, então, a pensar numa maneira de trabalhar com os profissionais em equipe, focada em resultados, num modelo de educação continuada e desenvolvimento assistido. Estas quatro premissas delinearam o Coaching Ativo, metodologia registrada pela empresa de Blumenau (SC), que já atuou em mais de 30 unidades de produção de diversas empresas e segmentos, envolvendo mais de 750 participantes.
Para este trabalho, trocamos a apresentação de cases de sucesso por causos da rotina operacional dos participantes. São estes causos que interferem diretamente nos resultados dos profissionais, e que precisam ser trabalhados. A metodologia é desenvolvida em equipe e os participantes têm 80% das atividades ambientadas dentro da fábrica e 20% em sala de aula, onde são debatidos resultados e apresentados conceitos.
O grande diferencial deste modelo é trabalhar apenas a gestão de pessoas (sem mudanças físicas ou tecnológicas) e com indicadores de resultados que mensuram os ganhos obtidos através do desenvolvimento pessoal. O acompanhamento do dia-a-dia destes profissionais é nossa principal ferramenta de trabalho. Os sombras (apelido que nossos consultores ganharam nas companhias onde realizamos este trabalho) operam com dois focos principais: resultados factíveis para as empresas e desenvolvimento efetivo para os funcionários.
Sobre a Coleção Ser+
A Coleção Ser + foi criada com o objetivo de trazer os mais variados temas, com relevância pessoal e profissional, apresentando aos leitores pensamentos, ideias e dicas de renomados profissionais que compartilham com você um pouco de seu vasto conhecimento, colocou de forma sucinta e objetiva seus relevantes conhecimentos sobre o tema.
Os outros títulos da coleção são Ser+ Líder, Ser+ em Vendas, Ser+ inovador em RH, Ser+ com PNL, Ser+ com Motivação e Ser+ com T&D.