Melz Assessoria de imprensa

[23/08/2011] Sucessão familiar é tema de evento em Blumenau
23/08/2011

O Vale do Itajaí é uma região conhecida pela tradição das suas empresas. E não são apenas as têxteis. Outra característica das companhias próximas a Blumenau é a administração familiar de muitas delas. Para falar sobre este tema, a SBA Associados, em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha, traz à cidade Cláudio Antônio Pinheiro Machado. Ele é pesquisador da FIA, escola de Administração da Universidade de São Paulo (USP). O evento acontece no Viena Park Hotel, no dia 30 de agosto, terça-feira, às 19 horas. As inscrições estão abertas pelo site da Câmara Brasil-Alemanha. Clique aqui para acessar.

Cláudio adianta que, na palestra, os participantes terão a oportunidade de ouvir, analisar e debater alguns conceitos que podem ser aplicados à realidade dos seus negócios. “Não existem fórmulas prontas, mas alguns princípios que devem nortear a implementação de práticas de governança eficientes e inovadoras de acordo com a realidade de cada família e empresa”, explica o professor.

Segundo Cláudio, as empresas de controle familiar devem ter sempre em mente a visão de longo prazo com foco na longevidade dos negócios ao longo das gerações que estiverem no controle. “Quando se fala em governança de empresas familiares, há que se pensar no equilíbrio delicado entre a gestão do negócio, as relações familiares e a composição dos acordos societários”.

O que é, então, uma empresa familiar de sucesso? “É aquela que cresce de maneira harmônica, preservando os valores dos empreendedores ao longo das gerações e, ao mesmo tempo, abrindo espaço para a inovação e o desenvolvimento dos herdeiros para a continuidade do negócio”, finaliza o executivo.

Mais sobre o palestrante
Cláudio é pós-doutor em Governança Corporativa na FEA/USP, doutor e mestre em Administração de empresas. Participou de um curso de extensão do Institut de Gestion Internationale Agroalimentaire (IGIA) na França. É professor da FEA-USP, supervisor de projetos da FIA e pesquisador sênior do Programa de Agronegócios da USP (PENSA). Já publicou livros e participou de eventos internacionais nas áreas de estratégia de empresas, marketing e agrobusiness. Atuou em diversos projetos de planejamento, gestão estratégica, Governança Corporativa, análises de competitividade de cadeias produtiva, estudos setoriais, reestruturação de cooperativas e associações de interesse privado e organizações do terceiro setor.