Melz Assessoria de imprensa

[25/10/2012] Santa Catarina recebe o 1º Fórum Internacional de Design, Inovação e Sustentabilidade
25/10/2012

Nomes internacionais e entidades brasileiras estarão reunidos no dia 23 de novembro, em Florianópolis (SC), para o 1º Fórum Internacional de Design, Inovação e Sustentabilidade que será realizado pelo Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). O objetivo do evento é mostrar para os convidados as iniciativas públicas e privadas que transformaram a questão sustentável em diferencial para a região de Portland (nos Estados Unidos) e algumas ações regionais que apontam para este caminho.

O painel internacional do evento terá como convidados: Nancy Hales (da Portland State University, que vai falar sobre a formação de profissionais voltados para a questão da sustentabilidade), Rex Burkholder (da METRO Regional Government, entidade eleita pelo povo, responsável por fiscalizar instituições públicas e privadas de 25 cidades da região de Portland) e Scott Hamlin (ex-presidente para América Latina da Adidas, fundou a empresa Looptworks que fabrica roupas com a sua própria grife e utilizando a técnica de upcycling). A discussão será mediada pela Sustainable Hub, empresa que em parceria com o SCMC desenvolveu o roteiro para a imersão em Portland (Estados Unidos) realizado por executivos catarinenses associados ao movimento em agosto deste ano.

Também participam do evento o Senai de Santa Catarina, que apresentará as novas unidades do Instituto Senai que serão construídas no Estado; o Instituto Etthos, que é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável; e um representante do Pacto Global, que abordará a importância das empresas em aderirem aos objetivos do acordo.

Depois do Fórum, os empresários serão convidados a dirigirem-se ao P12 Parador Internacional, em Jurerê Internacional, para conferirem o evento Ilha, que mostrará a produção dos alunos participantes do Inteligência Compartilhada, outro programa do SCMC.

Sustentabilidade na indústria da moda brasileira
O Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), realizado pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), também estará no Fórum. A entidade vai finalizar o evento anunciando o aumento do escopo do Selo Qual: Certificação de Qualidade e Sustentabilidade da Indústria Têxtil e da Moda.

O Selo, que antes era focado em roupas profissionais, agora se expande para todo o setor. O objetivo é proporcionar às empresas mecanismos para que a sustentabilidade seja uma estratégia de negócio, por meio da análise de produtos e sistemas de gestão da qualidade, ambiental e responsabilidade social.

Sobre o SCMC
Crescimento, aprendizado e inovação são pontos fortes do projeto que reúne instituições de ensino, alunos e empresas na criação e desenvolvimento de um projeto experimental que demonstra o talento dos futuros profissionais, assim como o potencial da indústria e seu desejo de inovação.

O SCMC desenvolve ações de capacitação como palestras, workshops, visitas técnicas, atividades diretas de criação dentro das empresas, grupos de estudos e laboratórios de criação, na intenção de auxiliar na construção do conhecimento e de uma forte identidade da moda catarinense. Para isso, tudo é baseado no trabalho colaborativo que solidifica o setor industrial do Estado nos âmbitos nacional e internacional.