Tem quem leve a vida de forma picante, tem quem goste de comida apimentada e tem quem goste de ficar em casa sem nada para fazer. Tem quem regue suas plantas e tem quem só saia para comer fora. Mas é difícil achar alguém que não gosta de pimenta. Seja temperando as refeições e a vida com as mais diversas cores e sabores. Andréia Possamai, sócia da Casa di Fiore, fala sobre cuidados para ter uma pimenteira bonita e digna de assim ser chamada.
Primeiramente, uma coisa deve ficar clara: é uma planta que exige cuidados como qualquer outra, mas assim como seu fruto, tudo a respeito dela deve ser bem dosado. “Muitas pessoas adubam frequentemente e estão sempre regando. Quando compram uma, muitos jardineiros dizem que deve ser mantida no sol, mas sem os detalhes desses cuidados, todas essas ações vão apenas encurtar a vida da planta”, comenta Andréia.
Bruna Neto, estudante de jornalismo de Blumenau, possui uma e nos procurou para esclarecer as mesmas dúvidas de todo iniciante no cultivo desta planta. Ela nos contou que sua primeira pimenteira era bonita e dava frutos, mas não demorou a murchar e morrer. Agora na segunda planta, os sintomas reapareceram. “Procurei na internet por ajuda e achei dicas de todos os tipos, mas o consenso é de manter no sol e regar constantemente. O problema é que continuando dessa forma, ela não vai durar muito tempo”, comenta a estudante.
Ela diz que a planta dá mais vida e cor ao ambiente onde fica. “Dizem que filtra a energia ruim. Pode até não ser verdade, mas só o fato de acreditar nisso já vale”, diz Bruna.
A sócia da Casa di Fiore dá as dicas
Quanto devo regar? “As regas devem ser regulares sim, mas o ideal é retirar o prato do vaso. A pimenteira não gosta de ficar encharcada mas se deve evitar que a terra fique completamente seca, o ideal e manter a terra sempre úmida”.
Ela deve ficar no sol o máximo possível? “Não. Não há um período fixo. Ela deve ficar exposta ao sol ao menos um período do dia seja manha ou tarde. O ideal é quatro horas de exposição”.
Depois de dar frutos, ela começa a murchar cada vez mais. Como evitar? “O processo de frutificação exige muita energia da planta e, portanto, após sua frutificação o ideal é realizar o replantio, a poda de galhos e folhas secas ou mortas, adubar e manter as regas diárias”.
Com essas dicas, dá pra ter uma pimenteira sempre bonita alegrando o seu ambiente.
2 thoughts on “[26/04/2011] Pimenta viva, vida apimentada”
Comments are closed.