Melz Assessoria de imprensa

[27/01/2011] Bose: melhor som através de pesquisa
27/01/2011

Uma das marcas que a Prime Home trabalha é a Bose. Dona de uma história muito interessante e eletrônicos de tecnologia impressionante, é hoje uma das mais escolhidas na hora de montar um novo home theater em casa. O diretor técnico, Francisco Marengo comenta sobre alguns produtos e o porquê da escolha da marca.

Tudo começou quando o Dr. Amar G. Bose, na época apenas um estudante no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), decidiu comprar um aparelho de som. Ele ficou decepcionado ao notar que mesmo tendo especificações técnicas impressionantes, o eletrônico não entregava o som com a qualidade que esperava. Decidido a conseguir criar o som perfeito, Dr. Bose começou sua pesquisa na área e não tardou a surgir a marca. Não à toa, o lema é “Melhor som através de pesquisa”.

A Bose faz jus ao nome. Ela ficou mundialmente famosa com o sistema Wave, um estéreo pequeno para ter portabilidade, mas sem ter suas capacidades reduzidas. Ele reproduz CDs, rádio, rádio por internet, MP3 e até músicas guardadas no aparelho. Há diferentes modelos, mas pode-se encontrar estas qualidades em quase todos. Algumas características mais chamativas são o controle remoto, que normalmente não acompanha outros aparelhos, e sua fidelidade sonora apesar de seu menor tamanho. “Mesmo com falantes pequenos, músicas com muitos graves são reproduzidas perfeitamente sem distorção”, comenta Francisco.

A questão que não cala é: e os home theaters? A Bose não deixa barato ao incorporar três tecnologias que fazem a diferença nos seus sistemas: o player que lê Blu-ray, o módulo Acoustimass e as caixas Direct/Reflecting. O módulo Acoustimass possui um túnel com entrada e saída de ambos os lados por onde o ar passa, tornando as frequências baixas mais naturais e puras, segundo o site da Bose. Isso permite a instalação do aparelho atrás de móveis sem entregar a fonte do som. Já as caixas com a tecnologia Direct/Reflecting são feitas de dois cubos em uma única estrutura, podendo-se direcionar um cubo para cada direção. Desta forma, um aponta para a parede e outro diretamente para o ambiente, criando um som mais rico e disperso.

Francisco conclui: “A Bose leva seu lema muito a sério. As aplicações das tecnologias comentadas permitem criar ambientes clean sem perder a qualidade sonora e é isso que as pessoas buscam atualmente. Fios de caixas e subwoofers aparecendo para poder direcionar o som é coisa do passado”.

No set-up do show-room da Prime Home há algums equipamentos da Bose. Veja também fotos de projetos onde foi utilizada a marca Bose no link.