Melz Assessoria de imprensa

[27/11/2012] Evento final do SCMC reforça aposta na identidade resort para o Estado
27/11/2012

Nos dias 23 e 24 de novembro, em Florianópolis, o público pôde desbravar a identidade catarinense através de uma amostra dos trabalhos realizados em 2012 pelos times criativos do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC). A exposição aconteceu no P12 Parador Internacional, um beach club que reforça a identidade estudada por empresas e instituições de ensino para a moda e o design catarinense: somos resort wear.

Foram 14 instalações que apresentaram uma capsule collection desenvolvida entre colaboradores das empresas e alunos de cursos de Moda e Design de instituições de ensino. Todas se inspiraram em alguma característica desta identidade para criar as suas coleções.

O presidente do SCMC, Cristiano Buerger, destaca que este foi um ano ímpar para o movimento. “Com o apoio dos nossos diretores criativos, descobrimos aonde queremos chegar. Seremos, em breve, um Estado referência em geração de tendências e comportamento”, acredita.

Jackson Araujo e Luca Predabon, diretores criativos do SCMC, acrescentam que o termo resort culture é uma compilação do estilo de vida catarinense. “Vocês têm marcas incríveis, tecnologia de ponta, alta gastronomia, as melhores baladas e uma natureza exuberante. Nosso desafio foi encontrar uma identidade que juntasse tudo isso para que Santa Catarina pudesse ter uma identificação a nível nacional e internacional do seu estilo próprio”, comenta Jackson.

A estimativa é que cerca de 2 mil pessoas tenham passado pelo evento.

1º Fórum Internacional de Inovação, Design e Sustentabilidade
No dia 23, o Santa Catarina Moda Contemporânea promoveu, em parceria com a Fiesc, o 1º Fórum de Inovação, Design e Sustentabilidade. O destaque desta edição foi para as iniciativas sustentáveis da cidade de Portland, nos Estados Unidos. No primeiro semestre deste ano, executivos ligados ao SCMC conheceram a cidade e visitaram algumas empresas.

Desta experiência, conheceram e trouxeram para o Fórum Nancy Hales (da Portland State University), Rex Burkholder (Metro Council), Scott Hamlin (da Looptworks) e o prefeito da cidade, Charles Hales. Há 25 anos, Portland era uma cidade extremamente poluída e com sérios problemas de infraestrutura. Hoje, é a segunda mais sustentável do mundo. Eles falaram sobre a transformação através da qualidade de vida.

Também foram apresentadas iniciativas brasileiras de trabalho pela sustentabilidade como o Instituto Ethos, o Pacto Global e o Selo Qual, lançamento da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit). O Senai também apresentou o seus Institutos.

2ª Mostra Institucional de Fashion Videos (clique aqui para ver)
A 2ª edição da MODEO (Mostra Institucional de Fashion Videos) teve a apresentação de 14 filmes. As produções, que retratam através de imagens a ideia de resort culture de cada Time, foram dirigidas pela dupla de videoartistas Giovani Canan e Emilio Rau. A trilha sonora original é de Max Blum, um dos mais conceituados produtores e DJs de trilhas para desfiles das semanas de moda no país. Jackson Araujo e Luca Pedrabon assinam a direção criativa.

Sobre o SCMC
Crescimento, aprendizado e inovação são pontos fortes do projeto que reúne instituições de ensino, alunos e empresas na criação e desenvolvimento de um projeto experimental que demonstra o talento dos futuros profissionais, assim como o potencial da indústria e seu desejo de inovação.

O SCMC desenvolve ações de capacitação como palestras, workshops, visitas técnicas, atividades diretas de criação dentro das empresas, grupos de estudos e laboratórios de criação, na intenção de auxiliar na construção do conhecimento e de uma forte identidade da moda catarinense. Para isso, tudo é baseado no trabalho colaborativo que solidifica o setor industrial do Estado nos âmbitos nacional e internacional.

Abaixo as informações do ano 7

• 14 empresas: Altenburg, Audaces, Cia.Hering, Dalina Têxtil, Digra, Dudalina, Fakini, Grupo Kyly, Karsten, Lancaster, Marisol, Oceano, RVB Malhas e Tecnoblu
• Número de funcionários: 21.925
• Faturamento: R$ 3.31 bi
• 9 instituições de ensino: Senai Blumenau, Senai Criciúma, Senai Jaraguá do Sul, Senai Joinville, Senai Rio do Sul, Udesc, Uniasselvi, Uniasselvi Assevim e Univali
• Empregabilidade: 90% dos mais de 350 estudantes envolvidos nos sete anos de projeto estão empregados
• Investimento total no SCMC: aproximadamente R$ 5 milhões

Cristiano Buerger, presidente do SCMC. Crédito: Eduardo Beltramini

Luca Predabon e Jackson Araujo, diretores criativos do SCMC. Crédito: Eduardo Beltramini