Melz Assessoria de imprensa

[28/06/2012] Mais saúde à mesa
28/06/2012

Mesmo morando em apartamento, quem não gostaria de ter uma horta à sua disposição? Poder colher os temperos, frutas e legumes saudáveis e sem agrotóxicos para garantir uma alimentação saudável? Para a engenheira florestal e gerente da Casa di Fiore, Ana Glória Nunes, é perfeitamente possível cultivar diversas plantas, mesmo que o espaço disponível seja pequeno. “Para quem mora em apartamentos ou possui jardins com pouco espaço, a melhor opção é montar uma mini-horta. Com alguns cuidados básicos, em pouco tempo as plantinhas já poderão ir à mesa”, conta.

Segundo a gerente, as espécies mais procuradas pelos apaixonados por hortas são os temperos em geral, alface, couve, beterraba e morango, por serem de fácil cultivo. “Quando a horta é feita na vertical ou horizontal (com vasos nas paredes) sobra mais espaço para o plantio e o número de plantas que poderão ser cultivadas aumentam consideravelmente”, ressalta.

As árvores frutíferas não ficam de fora. Se o apartamento possuir sacada, algumas espécies podes ser cultivadas em vasos grandes. É o caso da jabitucabeira, que posta em local com sol e claridade com certeza dará frutos.

Além das regas, uma mini-horta exige alguns cuidados. Sol e luminosidade é fundamental para o desenvolvimento das plantas. “Além disso, os vasos precisam receber terra composta com adubo orgânico. Periodicamente é importante fazer a limpeza, a adubação e a aplicação de defensivos naturais, que evitam a proliferação de fungos. São cuidados simples, que garantem alimentos sempre frescos para a sua família”, completa.

Sobre a Casa di Fiore
A Casa di Fiore é o maior garden center do Vale do Itajaí. Localizado na Rua Fernando de Souza, próximo à Via Expressa, em Blumenau, trabalha com plantas, vasos, acessórios e produtos especiais. São mais de 1.600 metros quadrados de opções para os apaixonados por plantas.