Melz Assessoria de imprensa

[29/02/2012] SCMC lança edital do Inteligência Compartilhada ano 7
29/02/2012

Desenvolver ações capazes de dar oportunidades para os talentos da moda de Santa Catarina e integrar a comunidade acadêmica e os futuros profissionais com o mercado de trabalho. São esses os objetivos do Inteligência Compartilhada, que faz parte do Santa Catarina Moda Contemporânea. O edital para os alunos que querem participar da sétima edição foi lançado ontem (28).Podem participar duplas de alunos dos cursos de moda da Assevim, Udesc, Uniasselvi, Unifebe, Univali e dos Senais de Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville e Rio do Sul.

Os interessados em participar deverão solicitar a ficha de inscrição no departamento de moda da instituição de ensino que estuda. O material deverá ser protocolado no mesmo departamento até o dia às 18h do dia 16 de março de 2012, juntamente o portfólio que deve conter, ao menos, três trabalhos de cada acadêmico.

Na primeira etapa, uma comissão julgadora formada por alguns professores das instituições participantes escolherão os melhores portfólios entre os dias 17 e 18 de março. Na segunda etapa, os portfólios recebidos serão avaliados por uma comissão julgadora formada pela direção criativa e de conteúdo do SCMC. Nessa etapa, 30 duplas, independente da instituição, serão selecionadas. A terceira etapa será realizada no dia 27 de março e cada equipe terá 15 minutos para responder os questionamentos pertinentes aos seus trabalhos, experiências profissionais, objetivos e processos criativos. Nessa etapa, 12 duplas serão escolhidas e anunciadas no dia 28 de março. No dia 2 de abril será feito o sorteio que definirá com quais empresas cada equipe desenvolverá todos os trabalhos do projeto de Inteligência Compartilhada. Os participantes passam a ser chamados de “times criativos”.

A partir de então eles passam a desenvolver projetos nas empresas do SCMC com o objetivo de apresentar, no evento final, uma coleção que atenda os anseios do projeto no que diz respeito a inovação. Este ano, o evento deve acontecer em novembro.

Sobre o Inteligência Compartilhada
Como o próprio nome diz, o projeto compartilha as experiência acadêmicas dos alunos do curso de moda com a expertise das indústrias que fazem a história da moda e do design em Santa Catarina. Os alunos ganham em conhecimento de mercado e as empresas se aproximam da inovação trazida pela academia.

Na prática, durante sete meses os alunos ficam inseridos no contexto corporativo das empresas desenvolvendo uma coleção sob a tutela do diretor criativo do projeto, dos colaboradores das empresas e da coordenação do SCMC.