Salvador (BA) recebe evento nacional sobre cerveja artesanal

A capital baiana será palco de um dos encontros mais esperados pelos profissionais ligados à cerveja artesanal de todo o país. De 6 a 8 de junho acontece o 2º Congresso Técnico de Sommelier, em Salvador (BA), que trará uma imersão ao universo cervejeiro e troca de experiências para quem atua no setor. Palestras, harmonização e visitas às fábricas já estão confirmadas na programação, que é organizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).

Podem participar profissionais formados em sommelieria e entusiastas do mercado de cerveja artesanal. Ao todo, serão seis encontros, que abordarão temas como posicionamento de marca, atuação no mercado e relacionamento com vendas, desenvolvimento do setor e empreendedorismo, além de assuntos mais específicos como maturação de cervejas, tendências e estilos, cerveja e fotografia. Os congressistas também participarão de uma harmonização comandada pela chef Leila Carreiro, do Restaurante Mariquita, e pelo sommelier Daniel Nogueira de Morais, com pratos que representam os regionalismos da gastronomia baiana, combinados com rótulos locais.

No último dia, os participantes farão visitas guiadas em diversas marcas e, no período da tarde, haverá uma festa de encerramento. “O congresso tem como principal objetivo promover o conhecimento cervejeiro e a troca de experiências. Esses contatos e o networking são de suma importância para o desenvolvimento do mercado e o evento é a ocasião ideal para isso”, afirma Carlo Lapolli, presidente da Abracerva.

Confira a agenda completa:

Quinta-feira (6):
– 09h – João Filho
Sommelier da Cervejaria: atuação direta na liberação de lotes, tendências e posicionamento
– 10h – Paulo Feijão
Sommelier e cervejaria: a atuação na transformação de uma marca e o relacionamento com vendas
– 11h30min – Henrique Cruz
O desafio da constante atualização e o BJCP como certificação e ferramenta de desenvolvimento de mercado
– 13h – Beer break e almoço
– 14h30min às 16h – Eduardo Neves e Eduardo Martins
Modelo conceitual para o uso de madeiras na maturação de cervejas (possibilidades sensoriais, harmonização com estilos de cervejas, métodos e boas práticas de maturação).

Sexta-feira (7):
– 09h – Sérgio Gotthard
Cerveja e fotografia: explorando a história dos rótulos por meio do visual
– 10h – Gustavo Renha
Empreendedorismo e comunicação, a base de um sommelier
– 11h30min – Painel de trabalhos científicos
– 13h – Beer break e almoço
– 14h30min – Chef Leila Carreiro (Restaurante Dona Mariquita) e sommelier Daniel Nogueira de Morais
A cozinha do recôncavo baiano, harmonizada com cervejas locais.

Sábado (8):
– Manhã – Programação paralela com visita a fábricas locais.
– 14h – Festa de encerramento
Evento realizado na Proa Cervejaria, em Lauro de Freitas.

Os interessados em participar ainda podem garantir vaga através do link http://bit.ly/sommelierBA. O 2º Congresso Técnico de Sommelier acontecerá no Hotel Deville Prime Salvador (rua Passárgada, S/N, bairro Itapuã).

Sobre a Abracerva
A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) foi fundada em outubro de 2013 para reunir e defender os interesses das cervejarias e da cadeia envolvida com o setor no país. Desde então, iniciou a articulação para a entrada das microcervejarias no Simples e prevê mais ações nos próximos meses.