Melz Assessoria de imprensa

[30/06/2011] PPV? VoD!
30/06/2011

Você sabe o que é Pay-Per-View, também chamado de PPV? Pay-Per-View é um serviço oferecido por algumas empresas do segmento de TV paga. Para entender de forma resumida, você vê uma grade de programação onde para assistir alguns filmes, shows e programas, é preciso pagar separadamente. O lado bom? Você pode assistir ao vivo, inédito. O lado não tão bom? Por este mesmo motivo, os horários de exibição são fixos. Você sabe o que é Video-on-demand? O diretor da Prime Home afirma que quem gosta de ficar em casa não vai querer saber de outra coisa.

Você tem uma TV que gosta com um sistema multimídia instalado e configurado. Começou a chover e a pedida do dia é assistir um filme no conforto do sofá. Você vai até a locadora da sua escolha, aluga um filme e volta para casa para assistir. Ou você liga a sua TV e assiste o filme que você alugou com a operadora, para este dia e horário, escolhidos previamente. Se você quer poder escolher a segunda opção você vai precisar do serviço VoD.

Video-on-Demand está sendo introduzido no Brasil e promete forte concorrência com as locadoras físicas. Atualmente oferecido pela Sky e Net (é necessário o download de um software para utilizar), é um serviço que você contrata e que dá a opção de escolha de filmes, shows e programas especiais para locação. “O forte do VoD está na opção de escolha de dia e horário. Você escolhe o momento em que o conteúdo estará disponível. É basicamente uma locadora particular”, explica Francisco Marengo, diretor da Prime Home.

Os conteúdos possuem preços diferentes para locação, de acordo com a qualidade escolhida. As opções são de Standard Definition (SD), que é a qualidade de DVD padrão, e High Definition (HD), que é a qualidade de alta definição com áudio 5.1.

Mas o serviço não é restrito às empresas de TV paga. Se você possui uma TV conectada, é possível obter conteúdos da internet através de sites. “Basta fazer o cadastro e possuir uma conexão adequada”, comenta Francisco. Caso seja escolhido material de qualidade SD, uma conexão mínima de 2MB é recomendada. Para conteúdo HD, acima de 5MB é necessário.

É bom lembrar que o VoD é uma opção alternativa para a locadora, mas para quem gosta de eventos ao vivo, o PPV ainda é recomendado. “O VoD é um serviço que oferece conteúdo desde o antigo até o mais recente, mas Pay-Per-View ainda é uma opção para os aficcionados por estréias”, finaliza o diretor.