[30/09/2013] Empresas de Blumenau (SC), cidade com destaque no ranking nacional de longevidade, investem em medicina preventiva

Destaque no ranking nacional de longevidade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Blumenau (SC) busca iniciativas que fazem jus ao seu desempenho na pesquisa. Entre as operadoras de planos de saúde da região está a Unimed Blumenau, que pretende direcionar o foco de trabalho para ações de promoção da saúde e qualidade de vida.

Desde 2008 a operadora é cliente da também blumenauense HBSIS, empresa de tecnologia da informação que viu na medicina preventiva um novo nicho de mercado. A solução HB.Prever foi criada e direcionada para auxiliar as ações que visam a promoção da saúde, classificando os participantes em grupos de riscos, analisando resultados e propondo soluções para melhorar a qualidade de vida dos clientes e agregar valor à gestão das instituições.

Segundo a coordenadora de atenção à saúde da Unimed Blumenau, Jany Luz da Silva, o HB.Prever auxilia a área de medicina preventiva da empresa através da viabilização do gerenciamento das ações que compõem os programas e ações desenvolvidas.

“Entre os resultados já obtidos em saúde destaco a estabilização clínica de idosos participantes, a detecção precoce de câncer de mama e apoio psicológico às pacientes, a promoção da saúde da gestante e neonatal, a perda de peso e reeducação alimentar de diversos beneficiários, além da realização de atividade física acompanhada”, conta Jany.

Para a coordenadora, o índice positivo no quesito longevidade que Blumenau conquistou se deve às ações de promoção e prevenção. “Além das medidas que dia a dia oferecemos e a medicina desenvolvida no município, educação e políticas públicas são determinantes”, destaca.

A coordenadora lembra ainda que a medicina preventiva e as ações neste sentido têm amplo apoio e reconhecimento dos participantes. “Eles vêem o programa como algo a mais oferecido pela operadora. E a empresa entende que este é o caminho para a sustentabilidade e geração de saúde”, diz.

Planos futuros e incentivo à saúde
Atualmente a Unimed Blumenau oferece programas voltados à idosos, ações de combate ao câncer de mama, apoio às gestantes, incentivo à atividade física, programas de reeducação alimentar e oficinas de valorização da infância e adolescência.

“Planejamos a implantação de um modelo de Atenção Integral à Saúde. Neste modelo há uma coordenação do cuidado de saúde do beneficiário, onde o foco sai da doença para a saúde. Articulação de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, em todos os níveis de complexidade” ressalta Jany.

Para a coordenadora, o índice positivo no quesito longevidade que Blumenau conquistou se deve a esse tipo de ação. “Além das medidas que dia a dia oferecemos, acredito que a medicina desenvolvida no município também contribui”, destaca.

Já o gerente de produto da HBSIS, Gilberto Cesar Moura, acredita que não basta apenas chegar a uma idade avançada, é preciso ter qualidade de vida. “É nesta área que a solução HB.Prever atua, focando nos resultados que mudanças de hábitos e programas voltados a uma vida saudável trazem”, diz. “O monitoramento, classificação e gráficos de resultados auxiliam as empresas que realizam essas ações, agregando valor ao negócio e proporcionando aos participantes dos programas uma melhora significativa em suas rotinas diárias”, conclui Moura.

Sobre a HBSIS
Focar os profissionais nas decisões e estratégias de negócios, deixando que a tecnologia faça seu papel no processo de controle e monitoramento de informações. Este é o objetivo da HBSIS, empresa de Blumenau (SC) especializada em soluções de TI.

Hoje são cerca de 280 profissionais atuando nos produtos HB.Prever (solução para a área de saúde), HB.Conselhos (solução para a área de conselhos profissionais), HB.MDM (solução para a área de logística e distribuição) e Outsourcing de TI.

HBSIS-15-07-13-Gilberto Cesar Moura-divulgação
Gilberto Cesar Moura, gerente de produto HBSIS. Foto: Divulgação