[31/10/2013] Marcelo Nunes grava videoaulas para Eurofios

Marcelo Nunes era chef de cozinha quando, há 13 anos, quis comprar um tapete. Foi até uma loja em Jundiaí (SP) e encontrou um do jeito que queria. Descobriu que era feito a mão e decidiu aprender a fazer. De lá pra cá, Marcelo acumula workshops em várias cidades, apostilas vendidas em todo o Brasil e muito sucesso entre as crocheteiras. Há seis anos, se dedica exclusivamente à atividade.

Ele esteve em Blumenau (SC) no último sábado (26), quando gravou videoaulas em parceria com a Eurofios, especializada em barbantes ecológicos. Os vídeos são postados no canal da empresa no Youtube. Já são quase 200 mil visualizações.

A parceria entre Marcelo e a Eurofios tem seis meses. Além das aulas online, já foram realizados em mais de 50 cidades distribuídas em sete estados. Cerca de 1,6 mil pessoas participaram. O intuito é oferecer conhecimento para crocheteiras de todo o país e oportunizar que elas tenham uma fonte de renda através dos trabalhos manuais.

O resultado emociona. “Já recebi depoimentos de mães que pagavam a faculdade dos seus filhos com o que aprendiam nos workshops”, conta Marcelo. “Muitas pessoas começam a fazer crochê como uma terapia ou um hobby e acabam vendo nisso a possibilidade de renda. É muito bom saber que, além de fazer o que eu gosto, acabo contribuindo com elas”, acrescenta.

O grande destaque da parceria com a Eurofios é, para Marcelo, disseminar entre as artesãs a importância da sustentabilidade. “Num momento em que a preocupação com a origem das matérias-primas é tão importante, é inacreditável pensar que os fios e barbantes são feitos com algo que poderia estar no lixo, sendo descartado. O lixo se transforma na renda de várias pessoas através do trabalho ecológico e social da Eurofios”, comenta o artesão.

Ele destaca também que muitas pessoas que trabalham com os produtos da marca não imaginam que sejam feitos com matéria-prima reciclada. “Isso traz a certeza de que o fato de ser confeccionado com material de descarte das indústrias não faz com que os fios e barbantes percam qualidade. Agora estamos disseminando para as artesãs que isso pode e deve agregar valor ao produto delas”, diz Marcelo.

Sobre a Eurofios
Muitos dos retalhos e resíduos têxteis de confecções e malharias acabam no lixo. A Eurofios transforma o que antes era descartado em um novo produto: barbantes e fios para trabalhos manuais.

Todo o processo é realizado pela companhia: desde a coleta do material, passando pela classificação e produção do barbante ecológico. Já são quase 90 mil toneladas de retalhos reaproveitados pela empresa.

Marcelo Nunes nas gravações que aconteceram no último final de semana em Blumenau. Imagem: Melz Assessoria de Imprensa
Marcelo Nunes nas gravações que aconteceram no último final de semana em Blumenau. Imagem: Melz Assessoria de Imprensa
Posts created 2245

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top