Melz Assessoria de imprensa

[31/10/2012] Fakini propõe mergulho do imaginário
31/10/2012

Sair da rotina e ver o próprio trabalho sob uma nova ótica. Essa é uma explicação simples que talvez não contemple todo o aprendizado adquirido pelos participantes do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC), mas, de acordo com o coordenador de marketing da Fakini, Luiz Carlos Gama Junior, apresenta a ideia principal. A indústria é uma das 14 empresas integrantes do sétimo ano do projeto que reúne empresas têxteis e de design com instituições de ensino e pesquisa para fomentar o desenvolvimento da moda no Estado.

Cada edição tem duração de um ano. Durante esse período, o SCMC oferece aos integrantes uma série de produtos segmentados, todos com o objetivo de capacitar, trocar experiências e conhecimentos. Essa troca permite um intercâmbio de informações que culmina em crescimento e profissionalização. O final da jornada é marcado por um evento, onde todos os envolvidos se encontram para a apresentação dos trabalhos elaborados.

Esse ano, o evento final será realizado em Jurerê Internacional no P12 Parador Internacional nos dias 23 e 24 de novembro. A proposta dessa edição é a criação de uma identidade de moda para Santa Catarina, com base no Resort Culture. O Glamping foi o conceito adotado para a exposição dos trabalhos. Uma espécie de acampamento glamouroso será montado no local. Tendas irão abrigar as coleções desenvolvidas pelas equipes. Além disso, fashion videos dos times serão exibidos para os convidados. Segundo Junior, é uma espécie de desfile eletrônico, com duração de cerca de um minuto, que apresentará um dos produtos da capsule collection de cada equipe participante. As imagens foram feitas com os grupos individualmente no P12 e tem relação com o conceito utilizado para desenvolver o trabalho final.

O trabalho elaborado pela Fakini, em parceria com a Udesc, teve como objetivo a criação de uma coleção com o intuito de constituir um novo conceito à marca Playground. Após diversas pesquisas realizadas no mercado, a conclusão foi a de investir no conceito de que criança deve ser criança para curtir cada momento da infância.

De acordo com a coordenadora de estilo da marca, Daniela Bonin, a partir da inspiração do Resort Culture, foram várias as ideias para atrelar com o que se buscava para a marca. “Chegamos à frase conceito: o maior playground de uma criança é a sua imaginação. Relacionando a água com a infância, propomos a ideia de que basta um mergulho para todos nós voltarmos a ser crianças. Essa definição final foi intitulada de Mergulho do Imaginário”, explica.

As propostas para os looks que serão apresentados no evento final dizem respeito a uma criança livre e esportista. Ela precisa de conforto e praticidade para brincar mundo a fora. Estampas frescas, modelagens leves, confortáveis e flutuantes e tecidos finos e com transparência, bem como a versatilidade de se ter duas peças em uma só, passam essa ideia. Os detalhes esportivos se evidenciam nas formas gerais e detalhes como zíperes e fivelas, que dão o toque final dessa criança totalmente livre para mergulhar em seu imaginário.

Time criativo da Fakini durante a realização do fashion video inspirado no trabalho que será apresentado durante o evento final.