Melz Assessoria de imprensa

31ª Festa Pomerana celebra personagens que mantém vivas as tradições dos colonizadores
09/01/2014

De 10 a 21 de janeiro, a cidade mais alemã do Brasil celebra suas tradições. Pomerode (SC) realiza a 31ª Festa Pomerana, precursora das festas do gênero em Santa Catarina. Durante 12 dias, os visitantes podem conhecer e aproveitar várias características que fazem da cidade uma das mais conhecidas referências da influência germânica do Brasil.

A expectativa é reunir mais de 80 mil pessoas nos 12 dias de evento. A 31ª Festa Pomerana faz parte do calendário oficial da celebração dos 150 anos da imigração alemã na região.

A gastronomia é um dos destaques. São 19 opções de pratos a la carte, além de um buffet típico com mais de 25 opções só de pratos quentes. Além de lanches como batata recheada e da Casa da Gastronomia, onde são preparadas cucas e pães no forno a lenha.

Na programação cultural, ocorrem 125 apresentações de 56 grupos diferentes, que incluem música e danças folclóricas. No primeiro final de semana a 31ª Festa Pomerana recebe também o 6º Encontro Nacional de Grupos Folclóricos, com participação de dançarinos de todo Brasil.

No Pavilhão das Competições, o público pode se divertir encarando desafios que faziam parte da rotina dos colonizadores como cortar e serrar lenha. A gastronomia também entra na brincadeira com as competições de chope em metro e Alles Wurst (onde vence quem comer mais rápido uma salsicha).

Além de tudo isso, ocorrem diariamente os desfiles pelas ruas de Pomerode que invadem a Festa mostrando um pouco da história e das tradições do município. Também acontecem concursos de gastronomia, uma feira comercial e industrial mostra um pouco da potência econômica da cidade e os visitantes podem aproveitar passeios com carro de mola, por exemplo.

Imagem: Arquivo/Festa Pomerana

Imagem: Arquivo/Festa Pomerana

SERVIÇO
31ª Festa Pomerana
Data: 10 a 21 de janeiro de 2014
Local: Pavilhão Municipal de Eventos, em Pomerode (SC)
Ingressos: R$ 15,00 (às sextas-feiras e sábados), R$ 6,00 (de domingo à quinta-feira) e entrada livre para quem estiver vestindo trajes típicos. Meia entrada para crianças abaixo de 12 anos, portadores de necessidades especiais e idosos.
Mais informações: www.festapomerana.com.br