A importância da tenacidade na vida profissional

Manter o foco, ser insistente e firme no alcance das metas são objetivos essenciais para os profissionais de qualquer área. Entretanto, para muitas pessoas, basta um pequeno obstáculo para desistir ou iniciar um processo sucessivo de lamentações e desculpas para não dar continuidade a uma atividade iniciada.

O consultor da Mega Empresarial, Roberto Vilela, lembra que a velocidade com que tudo acontece atualmente e o elevado índice de obsolescência de quase tudo, fazem com que as pessoas tenham necessidade extrema pela instantaneidade. “Entretanto, todos sabemos que muitas situações demandam de tempo para atingir a excelência e, até mesmo, maior valor de mercado. Este novo hábito da urgência vem diminuindo a maturação e, consequentemente, nivelando por baixo muitos processos e profissionais”, ressalta.

É necessário que os profissionais revejam alguns conceitos e entendam que a velocidade só se justifica quando acompanhada da excelência. Caso contrário, processos serão precipitados, etapas atropeladas e valores perdidos. “Tenho certeza de que alguns podem até pensar que se não acompanharem o ritmo frenético do mercado, perderão espaço e competitividade. Sei que pontualmente isto pode até ser verdade. Porém, é neste momento que surge a palavra tenacidade, ou seja, a capacidade de resistir e enfrentar as dificuldades impostas por um modelo padronizado e pouco atento aos diferenciais”, destaca o consultor.

Não se pode esquecer que, seja produto ou serviço oferecido, os clientes precisam perceber benefícios e não características. Este, segundo Roberto, é o ponto de virada de todo o processo. “A forma como a empresa e seus colaboradores apresentam seu portfólio para os clientes, o que os vendedores costumam destacar e quais são as características e os benefícios, fazem a diferença para consumar a venda”, diz.

Esta mudança de comportamento certamente proporcionará uma forma diferente de percepção por parte do mercado e o profissional passará a observar que a velocidade sem a excelência não terá valor. Por isso, Roberto reforça: “Seja tenaz, mantenha-se firme em seus propósitos. Continue insistindo. Busque apoio de pessoas experientes e com larga vivência. Resista ao cenário favorecido para a mediocridade. Fuja do básico ou mediano. Seja atrevido e faça sempre o seu melhor, mesmo que isto signifique investir um pouco mais de tempo”, finaliza.

Sobre a Mega Empresarial
Fundada pela experiência de Berenice Cristina Buerger e Roberto Vilela nas áreas de recrutamento de profissionais e estratégias comerciais, a Mega Empresarial completou 15 anos em 2015.

Localizada em Blumenau (SC), mas com atuação em todo o Brasil, a consultoria trabalha nas áreas de headhunter, consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras.

Roberto Vilela é consultor da Mega Empresarial, de Blumenau (SC). Imagem: Daniel Zimmermann
Roberto Vilela é consultor da Mega Empresarial, de Blumenau (SC). Imagem: Daniel Zimmermann