Melz Assessoria de imprensa

A vida não é off
15/04/2016

Por Roberto Vilela, consultor empresarial

Vivemos um momento de muitos questionamentos e pressões sociais. Buscamos uma aceitação constante dos distintos sistemas que nos cercam: família, escola, mercado de trabalho, amigos e sociedade.

A banalização e exposição de nossas vidas em redes sociais faz com que a grande maioria queira compartilhar uma vida intensa, divertida e única. Somos bombardeados por imagens fantásticas, paisagens bucólicas, pessoas lindas, saudáveis e apaixonadas.

As selfies do café da manhã saudável de pessoas que acordam maquiadas, sem olheiras e sempre de bom humor fazem com que muitas vezes nos sintamos alienígenas sociais. Toda esta exposição e preocupação com os nossos supostos amigos, que não nos cumprimentam quando cruzamos nas ruas, mas que fazem parte da nossa rede de relacionamento, gera uma necessidade enorme de uma vida marcante e emocionante.

Esta pressão transforma, mesmo que de maneira não intencional, o comportamento e expectativas dos profissionais nas organizações. A falta de critério e paciência para crescer profissionalmente, fruto de oportunidades galgadas por desempenho, dificulta a gestão destes colaboradores em busca da ascensão meteórica.

A vida glamorosa e perfeita que observamos no canal Off, cheia de aventuras em lugares fantásticos, com pessoas lindas, divertidas e sem problemas é bem menos real do que imaginamos. A realidade do cotidiano é um pouco mais árida e indigesta!

Precisamos aprender a trabalhar e conviver com ambientes de pressão, com desafios constantes e com pessoas de difícil relacionamento, pois este é o mundo real. Nossos amigos verdadeiros nem sempre são tão belos, costumam se equivocar nas escolhas da dieta e nem sempre praticam esportes.

Por mais que queiramos o mundo do canal Off, a realidade da grande maioria é bem diferente. Nossa vida não terá nenhum sentido se vivermos uma estória ao invés de um história. Equilibre seus hábitos, planeje sua vida dentro de uma realidade adequada para seu padrão e possibilidades. Evite exposições desnecessárias e não acredite em tudo que vê nas redes sociais, pois a vida não é off!

Roberto Vilela, consultor da Mega Empresarial. Imagem: Divulgação

Roberto Vilela, consultor da Mega Empresarial. Imagem: Divulgação