Acasc: a cerveja artesanal na pauta dos principais veículos do estado

“Contatar a Melz Assessoria permitiu a Acasc divulgar as suas ações e divulgar a cerveja catarinense não só em nosso estado, mas em âmbito nacional. Num mundo onde a comunicação é fundamental para dialogar com o mercado consumidor, a cerveja artesanal catarinense ganhou muito com a contratação dessa equipe”

Carlo Lapolli, presidente da Acasc

A Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc) tem como objetivo reunir e gerar interação entre as marcas locais ligadas ao universo da bebida no estado. E uma das missões da entidade é contribuir para que o consumidor reconheça os diferenciais do produto e o impacto deste mercado na sua comunidade.

Atualmente, são 43 microcervejarias em funcionamento no estado. Mais cinco estão em implantação. Dez marcas são consideradas ciganas (que tercerizam a produção) e são dois brewpubs (bares que produzem sua própria cerveja). Em cerca de 10% dos municípios catarinenses há alguma atividade do segmento.

O desafio

Apesar de já ser visivelmente representativo para a marca de qualidade de Santa Catarina, o mercado das cervejas artesanais vive um momento intenso de crescimento. Iniciamos o atendimento à Acasc em março de 2016 com o propósito de disseminar a pauta do setor através dos veículos de comunicação.

Perifericamente, também buscávamos auxiliar a entidade na captação de novos associados.

Resultado

Através de uma estratégia de diversas abordagens sobre o segmento, foram 135 participações na imprensa estadual e nacional em seis meses de atendimento. Os veículos online se destacaram pela amplitude do material divulgado. Ações chegam, por exemplo, ao site do Estado de S.Paulo e ao G1 nacional, além de uma presença marcante em portais e blogs especializados na bebida e veículos de notícias locais.

Foram também 17 aparições em emissoras de TV estaduais e locais, que fortaleceram os diferenciais da cerveja artesanal para os consumidores. Nos jornais impressos, entre as 17 aparições, destaque para uma matéria de uma página inteira publicada no Valor Econômico sobre o potencial dos negócios catarinenses do segmento.

De março para cá, o número de associados praticamente dobrou e novas marcas se aproximam da entidade constantemente.