Melz Assessoria de imprensa

Análise ergonômica: prática essencial para a qualidade de vida do trabalhador e exigência para as empresas
05/11/2014

Desde 1978, a Norma Regulamentadora 17 (NR 17), do Ministério do Trabalho, determina a obrigatoriedade da adequação ergonômica nos postos de trabalho para proporcionar segurança e desempenho eficiente, além de conforto aos colaboradores. Entre os objetivos está a prevenção de problemas de saúde relacionados ao expediente.

A NR 17 possui algumas exigências: os empregadores devem garantir um espaço adequado aos funcionários, com mobiliário ergonômico, em boas condições e protegidos contra acidentes mecânicos ou elétricos, por exemplo. Ao mesmo tempo, é fundamental que os colaboradores tenham uma boa postura e façam pequenas pausas durante o expediente. A fisioterapeuta do trabalho e diretora da Long Life Fisioterapia, Claudia Wanderck, explica que tudo isso está ligado diretamente à saúde do trabalhador: “A má postura, reflexo de um ambiente não adequado, e os movimentos repetitivos são alguns dos fatores que mais contribuem para o aparecimento de doenças entre os funcionários”.

A adequação ergonômica do ambiente, aliada às pausas para ginástica laboral, é essencial para prevenção de doenças ocupacionais, entre elas as famosas lesões LER/DORT. “Os postos de trabalho ajustados garantem a redução de afastamentos por problemas de saúde, além do aumento na qualidade do serviço prestado e na melhora na produtividade. Por isso, é fundamental que as empresas se conscientizem da importância de se ajustarem à NR 17. Não só pelo fato de cumprir a legislação em si, mas também de garantir mais qualidade de vida aos seus colaboradores”, ressalta Claudia.

Um dos resultados mais efetivos da prevenção de acidentes e doenças de trabalho é a queda no absenteísmo (número de faltas). Mas as boas condições ergonômicas trazem um aumento de produtividade e eficiência, na medida em que melhoram a concentração do colaborador, e ainda demonstram a valorização do funcionário.

Sobre a Long Life Fisioterapia
Criada em 1999, a Long Life Fisioterapia integra o Grupo Long Life, que também conta com academia. A fisioterapia, hoje, é o principal segmento do grupo, que desenvolve atividades em reabilitação, hidroterapia, psicologia, RPG e auriculoterapia.

Atualmente, a Long Life Fisioterapia é referência quando se trata de saúde ocupacional. Atuando de forma eficiente no trabalho de ergonomia, ginástica laboral e conscientização dentro das indústrias, possui mais de 40 clientes atendidos regularmente, em diversas cidades catarinenses.

As pausas para ginástica laboral também são essenciais aos colaboradores. Imagem: Máira Daniela da Costa

As pausas para ginástica laboral também são essenciais aos colaboradores. Imagem: Máira Daniela da Costa