Aos 25 anos, HBSIS aponta cinco principais mudanças relacionadas à tecnologia para os negócios neste período

Para a geração Z, que já nasceu conectada, pensar que as empresas de que iniciaram suas operações na década de 1980 sequer tinham e-mail ou telefone celular parece inconcebível. Mas foi dessa maneira que a HBSIS, especializada em tecnologia da informação e que atua em todo o país, começou sua história. De uma sala de 40 metros quadrados e apenas quatro profissionais, a companhia que atua com outsourcing, soluções para área vendas, logística, saúde e conselhos profissionais, hoje conta com 280 profissionais. Tem em seu portfólio de clientes grandes empresas, como a Ambev, quarta maior cervejaria do mundo.

Humberto Matesco e João Luiz Kornely, sócios-diretores da HBSIS, lembram da trajetória de empreendedorismo, que iniciou juntamente com o boom do segmento de TI. “A gente fazia muito com muito pouco. Não tínhamos nada semelhante com a tecnologia disponível hoje e a evolução era mais lenta. No entanto sempre precisamos de muita força de vontade e feeling para saber no que investir e quais novidades de mercado não implicariam em grandes negócios”, contam.

Os gestores elencaram as cinco principais mudanças e evoluções em relação a comunicação, processos e soluções que afetaram diretamente a rotina da HBSIS:

Chegada do fax: hoje dificilmente ainda vemos empresas que utilizam o fax no dia a dia. No entanto, quando a HBSIS iniciou sua trajetória, contar com este aparelho era um luxo para poucos. “A máquina era cara e não tínhamos muito recurso para investir. Iniciamos a nossa atuação com cervejarias e os gastos com viagens (muitas de ônibus) e computadores eram o máximo que poderíamos fazer. A comunicação acontecia por telefone e os documentos enviados via correio”, conta João. “Quando adquirimos nossa primeira máquina de fax foi uma vitória. Não precisávamos ir até a agência despachar a papelada e ganhamos mais tempo. Uma revolução no trabalho!”, brinca Humberto.

Telefone celular: após quatro anos de fundação, os sócios da empresa conseguiram adquirir o primeiro telefone celular. “Era bem diferente de hoje e servia apenas para ligações, isso quando o sinal estava disponível. Para os sócios, que se dedicavam integralmente à empresa, acompanhando as implantações, atuando no suporte e desenvolvimento, foi a possibilidade de voltar a tirar férias, mesmo que de plantão. Estávamos sempre com aquele aparelho imenso por perto, caso algum cliente necessitasse de suporte”, lembram.

Laptop: acessar os dados de qualquer local e poder levar a ferramenta de trabalho nas viagens deu mais agilidade até mesmo para a programação de mudanças nos sistemas desenvolvidos pela companhia. “No início da empresa a equipe era enxuta e todos precisavam se dedicar ao máximo, com a aquisição de laptops, que na época custavam uma pequena fortuna, conseguíamos inclusive colocar mudanças nos sistemas ainda do hotel. Não precisávamos mais esperar dias para testar as mudanças”, explica João.

Internet: sem dúvidas, a chegada da internet revolucionou o mercado de TI. A possibilidade de responder e-mail rapidamente, poder se conectar remotamente ao cliente e agilizar todos os processos trouxe uma nova forma de trabalho. “Em 2003 migramos um sistema para a plataforma web. Esse processo culminou com a implantação de soluções em novos centros de distribuição do nosso principal cliente e uma série de novos negócios. Pensávamos que este ano nunca chegaria ao fim”, conta Humberto.

Comunicação em tempo real: no século XXI, estar conectado 24 horas se tornou comum e aplicar estas mudanças nas soluções ofertadas também mudou a cultura da HBSIS. “Percebemos a importância da mobilidade para os negócios e isso foi primordial. Hoje as pessoas querem ter acesso de forma rápida aos dados da sua empresa e de qualquer lugar. Por isso estamos sempre em busca de novas soluções para as ferramentas de gestão. O uso de smartphones e plataformas que reúnem as informações de entrega em uma única interface é a aposta para o segmento de logística, por exemplo”, finalizam.

Sobre a HBSIS
Focar os profissionais nas decisões e estratégias de negócios, deixando que a tecnologia faça seu papel no processo de controle e monitoramento de informações. Este é o objetivo da HBSIS, empresa de Blumenau (SC) especializada em soluções de TI.

Hoje são cerca de 280 profissionais atuando nos produtos HB.Prever (solução para a área de saúde), HB.Conselhos (solução para a área de conselhos profissionais), HB.MDM (solução para a área de logística e distribuição) e Outsourcing de TI.

Humberto Matesco e João Luiz Kornely lembram as mudanças que marcaram a trajetória da empresa. Imagem: Daniel Zimmermann
Humberto Matesco e João Luiz Kornely lembram as mudanças que marcaram a trajetória da empresa. Imagem: Daniel Zimmermann