Banheiro do Esportista ganha objetos temáticos e design inovador até no ralo

Unir a paixão pelo ciclismo com a beleza das praias cariocas sem abrir mão do conforto e praticidade que o banheiro pede. Este foi o desafio da arquiteta Mericia Caldas ao planejar o espaço Banheiro do Esportista, exposto na Morar Mais RJ de 2014. O ambiente aposta ainda em peças com pegada sustentável e design diferenciado em artigos improváveis, do porta toalhas ao ralo.

“O espaço teve como inspiração a paisagem carioca, no branco das areias de suas praias, no azul dinâmico do céu e do mar e na jovialidade e irreverência dos moradores. Para transmitir esses traços únicos, utilizei revestimentos e elementos decorativos dinâmicos e modernos”, explica a arquiteta.

Uma plotagem especial de um ciclista na parede frontal evidencia a temática já na entrada do espaço. Materiais customizados, como correias de bicicletas no rodapé invertido e na luminária, além de pedais como porta toalha dão ao ambiente o espírito do esporte sobre duas rodas.

A escolha do ciclismo como tema, segundo Merícia, também aponta uma tendência da arquitetura: a sustentabilidade. “É um esporte não poluente, benéfico à saúde e ao planeta”, ressalta.

Preocupação ambiental
Iluminação de LED, torneiras com um quarto de volta e vaso sanitário com vazão de descarga econômica foram as apostas para um espaço moderno e, ao mesmo tempo, sustentável. Nos nichos de apoio, a opção foi pelo uso de madeiras de pallet.

Atenção especial ao ralo
Um dos principais responsáveis pelo bom funcionamento do banheiro, o ralo não ficou de fora dos cuidados da arquiteta, que optou por uma peça que alia design moderno e eficiência. “Utilizei o Ralo Linear Royal com Tampa Oculta. A peça, além de ser de fácil aplicação, é coberta com o piso da preferência do arquiteto ou morador. Aqui, preferi evidenciar o revestimento que já faz parte do restante do ambiente e tornei a peça invisível. Gosto muito dos produtos da Ralo Linear. Ela revolucionou os antigos ralos do mercado, dando um novo aspecto visual ao produto, além das características funcionais que adicionou”, explica Mericia.

Seguindo a linha sustentável do Banheiro do Esportista, o Ralo Royal reduz a mão de obra em até 75%, por facilitar ao colocador a execução do caimento e escoamento da água do box. A peça ainda garante segurança contra infiltração e retém detritos, reduzindo o risco de entupimentos. “O Ralo Royal com tampa oculta é um upgrade do produto. Ele alia a delicadeza visual das frestas laterais responsáveis pela coleta de água à uniformidade do piso no ambiente onde é instalado. Era o que eu precisava para este espaço”, conclui a arquiteta.

Sobre a profissional
Mericia Caldas é arquiteta formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), com mestrado em Conforto Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalha na área de Projetos, Reformas e em Arquitetura de Interiores. Atua em escritório desde 1993, no desenvolvimento de projetos e reformas e acompanhamento de obras.

Projeto Banheiro do Esportista traz objetos temáticos para o espaço. Imagem: MCA Estudio Fotográfico | Denilson Machado e Juliano Colodeti
Projeto Banheiro do Esportista traz objetos temáticos para o espaço. Imagem: MCA Estudio Fotográfico | Denilson Machado e Juliano Colodeti
Ralo Royal com tampa oculta leva modernidade para o escoamento. Imagem: MCA Estudio Fotográfico | Denilson Machado e Juliano Colodeti
Ralo Royal com tampa oculta leva modernidade para o escoamento. Imagem: MCA Estudio Fotográfico | Denilson Machado e Juliano Colodeti