Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau toma posse para desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo

A tarde da última sexta-feira (12) foi histórica para o turismo em Blumenau. Foi empossado o comitê que vai discutir até novembro o Plano Municipal de Turismo, documento que transformará em lei as normativas e planejamentos para a atividade turística na região. O Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau (BVECVB), representado pelo presidente Valmir Zanetti e pela gerente de captação Cristina Medeiros, assumiu uma cadeira no debate.

De acordo com Valmir, o Plano representa um novo momento para o cenário turístico de Blumenau. “O turismo é um setor que tem impacto direto na vida, na autoestima e na economia das pessoas de uma cidade. A partir do momento em que assume o Plano Municipal de Turismo, Blumenau sinaliza que esta será uma das suas prioridades e vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para que as empresas – e, consequentemente, a sociedade – sejam beneficiadas com isso”, diz.

Na sua fala na solenidade de posse, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, destacou o pioneirismo de Blumenau como primeira cidade catarinense que desenvolveu a atividade turística de maneira profissional. “Que seja o impulso para que outros municípios pensem, discutam e desenvolvam seus Planos de Turismo”, comentou.

Dados trazidos por Walendowsky apontam que Santa Catarina é o terceiro maior polo receptivo do país tanto de turistas nacionais como estrangeiros e o turismo representa 12% do PIB, gerando mais de 600 mil empregos diretos.

O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, destacou a importância da elaboração do documento para a perenidade da atividade turística. “A partir do momento em que o Plano Municipal de Turismo se tornar uma realidade, ele passa a transpassar as alterações na gestão e ganha uma visão mais estratégica”, disse.

Ainda de acordo com o prefeito, o BVECVB tem um papel de protagonista neste processo, já que é uma entidade que reúne o trade para discutir a atividade na região.

Sobre o Convention
Fundado em 1º de fevereiro de 1991, o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau é um escritório de negócios ligados ao turismo. Com cerca de 90 associados, o objetivo é da entidade é captar eventos, aprimorar o atendimento do turista que nos visita e defender os interesses da categoria.

São 14 municípios atendidos: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó.

Prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, reforçou a importância do turismo para a economia da cidade. Imagem: Divulgação
Prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, reforçou a importância do turismo para a economia da cidade. Imagem: Divulgação