Blumenau sedia encontro estadual dos organizadores de TEDx

Organizar um TEDx, evento que segue a metodologia da plataforma mundial de disseminação de boas ideias TED, é uma missão que exige responsabilidade e dedicação. E os voluntários que conquistaram as licenças para realizar os eventos em Santa Catarina estarão reunidos em Blumenau (SC), no dia 21 de novembro, para troca de experiências e alinhamentos com organizadores do resto do país.

Representantes dos eventos nas cidades de Blumenau, Florianópolis, Lages, Criciúma, Jaraguá do Sul e Joinville se encontrarão no Offcina Coworking das 8h30min às 10h30min para debates estratégicos para os eventos. A partir deste horário, todos os estados brasileiros, que realizam o mesmo encontro, estarão em rede para que cada região faça uma apresentação de 18 minutos sobre algum tema que envolve o TEDx. Santa Catarina falará sobre engajamento de equipes e perenidade dos eventos. A programação segue até 12h30min.

Humberto Cardoso Filho, um dos organizadores do TEDxBlumenau, comenta que receber essa ação nacional em Blumenau é mais uma prova da repercussão positiva que a primeira edição do evento na cidade, realizada em 1º de fevereiro de 2015, teve. “Entre os organizadores, temos quem está na fase de preparação para o primeiro evento e quem já realiza TEDx há muito tempo. Essa troca é muito importante porque quanto mais eventos de qualidade Santa Catarina tiver, melhor para os catarinenses”, comenta.

A próxima edição do TEDxBlumenau será no dia 3 de abril de 2016, no Teatro Carlos Gomes.

Sobre o TED
TED é uma organização sem fins lucrativos devotada às ideias que merecem ser espalhadas. Iniciado como uma conferência de quatro dias na Califórnia (nos Estados Unidos) há quase 30 anos, o TED cresceu para apoiar sua missão com múltiplas iniciativas. As duas Conferências TED anuais convidam os pensadores e executores líderes do cenário mundial para falarem por 18 minutos em uma mistura de tópicos.

Entre os palestrantes que já participaram do TED estão Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Nandan Nilekani, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende e o ex-Primeiro Ministro do Reino Unido, Gordon Brown.

As iniciativas de mídia do TED incluem o site TED.com, onde novos TED Talks são postados diariamente; o Projeto de tradução aberta, que oferece legendas e cópias interativas bem como traduções de voluntários de todo o mundo; a iniciativa educativa TED-Ed; e os TEDBooks, pequenos e-books sobre ideias poderosas.

O TED estabeleceu o Prêmio TED anual, onde indivíduos excepcionais com um desejo de mudar o mundo recebem ajuda para traduzir seus desejos em ações; o TEDx, que apoia indivíduos ou grupos de pessoas para organizar eventos independentes ao estilo do TED ao redor do mundo; e o programa Amigos do TED, que ajuda inovadores de todo o mundo que desejam mudar o mundo a ampliar o impacto notável de seus projetos e atividades.

Sobre o TEDx, x = evento organizado independentemente
No espírito das ideias que valem a pena ser espalhadas, o TEDx é um programa de eventos locais que reúnem pessoas para compartilharem de uma experiência como o TED. Em um evento TEDx, videos e os palestrantes ao vivo se combinam para acender discussões e conexões profundas em um pequeno grupo de pessoas.

Esses eventos locais são marcados como TEDx, onde x = evento TED organizado independentemente. A Conferência TED fornece um guia geral para o programa TEDx, mas os eventos TEDx individuais são auto organizados.

Nova edição do TEDxBlumenau será em 2016. Imagem: Alexandre Zelinski
Nova edição do TEDxBlumenau será em 2016. Imagem: Alexandre Zelinski